O Ibovespa passou o pregão desta quarta-feira (27) navegando entre os campos dos ganhos e das perdas. Contudo, no final do dia, o índice teve uma queda bastante tímida (-0,05%), e fechou a sessão aos 106.363 pontos. A saber, o Ibovespa acumula perdas expressivas de 10,63% em 2021.
No pregão da véspera, o índice afundou 2,11%, com os investidores reagindo mal ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação do país, que variou 1,20% em outubro. Esse valor superou em muito a média das projeções de analistas, que acreditava numa alta de 0,98% no mês.
Nesta quarta, o foco se direcionou à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Em resumo, o órgão se reuniu para definir os juros básicos do país. E a elevação da Selic em 1,5 ponto percentual superou as estimativas de analistas, que acreditavam numa alta de 1,25 ponto percentual.
Nesse cenário de juros básicos cada vez mais elevados, os investimentos em renda variável acabam perdendo atratividade. Por outro lado, a renda fixa se torna mais atraente a cada elevação da Selic.
Vale ressaltar que o resultado de hoje do Ibovespa não reflete a repercussão dessa forte alta da Selic. Isso porque o BC só anunciou a elevação dos juros após o final do pregão. Por isso, apenas a sessão de amanhã (28) que trará as respostas dos investidores em relação à decisão do Copom.
Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revelou que a taxa de desemprego no país caiu 1,4 ponto percentual no trimestre móvel de junho a agosto deste ano. Assim, o desemprego atingiu 13,7 milhões de pessoas no período.
Apenas 35 das 92 ações do Ibovespa caem nesta quarta
O dia até poderia chegar ao fim com um resultado diferente. A saber, 56 das 92 ações do Ibovespa tiveram ganhos nesta quarta, enquanto apenas 35 papéis caíram e um ficou estável. No entanto, os recuos exerceram mais impacto no índice do que os avanços.
Entre os avanços, os mais expressivos vieram de: Cogna ON (5,58%), Eztec ON (4,99%), Multiplan ON (4,57%), Raia Drogasil ON (4,17%), Iguatemi ON (4,05%) e Cyrella Realt ON (4,04%). Em contrapartida, os recuos mais intenso foram de: Petro Rio ON (-6,63%), Méliuz ON (-4,55%), Getnet BR unit (-4,41%) e Suzano Papel ON (-4,10%).
Por fim, o recuo do Ibovespa aconteceu devido às ações que caíram. Por exemplo, a mineradora Vale concentra cerca de 13% de toda a carteira teórica do índice, e os seus papéis caíram 2,27% nesta quarta. Isso quer dizer que a empresa exerce muito mais influência no indicador do que a maioria das empresas listadas.
Leia Mais: População desalentada no Brasil cai para 5,3 milhões de pessoas