O Ibovespa despencou 2,28% nesta quinta-feira (2) e fechou o dia aos 116.677 pontos. A saber, essa foi a maior queda diária desde 30 de julho (-3,08%), quando os riscos fiscais fizeram o Ibovespa afundar. Com o acréscimo do resultado, o indicador agora acumula queda na parcial de 2021 (-1,97%).
Em resumo, o que motivou o forte recuo nesta quinta foi a aprovação da reforma do Imposto de Renda. De acordo com as novas regras, os lucros e dividendos serão taxados em 15%, quase três vezes maior que a alíquota antiga, de 5,88%. Ao mesmo tempo, o texto também extingue a possibilidade de distribuição de Juros sobre Capital Próprio (JCP).
Isso não agradou os investidores, mas essa já era a expectativa. Aliás, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou repetidas vezes ser “inadmissível” que os bilionários do país pagassem zero nesse quesito.
“Para quem está aumentando a tributação? Para lucros e dividendos. Se pagou na empresa, não pagou nada, pagou zero. Quem pagou foi a sua empresa. No Brasil, está cheio de gente rica e empresa pobre. O Brasil tem empresas extraordinárias, que sobreviveram a esse manicômio tributário nas últimas décadas”, disse Guedes semanas atrás.
Além disso, o Brasil segue enfrentando inflação elevada, crise hídrica cada vez mais grave e tensões políticas. Não há como dizer que o resultado desta quinta foi uma surpresa. O país já dá motivos demais para que os operadores se sintam inseguros. E a reforma do IR só fez aumentar esse sentimentos.
Apenas 4 das 84 ações do Ibovespa se salvam nesta quinta
Quase todas as ações listadas no Ibovespa fecharam no vermelho nesta quinta. A saber, apenas 4 dos 84 papéis do índice conseguiram se salvar no pregão. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 21,5 bilhões, valor inferior à média diária de 2021, de R$ 23 bilhões.
Os únicos avanços do dia foram as ações do: Assaí ON (2,99%), Engie Brasil ON (1,03%), Petro Rio ON (0,75%) e Sabesp ON (0,08%). Em contrapartida, entre os inúmeros recuos, os maiores vieram de: Cielo ON (-6,47%), Via ON (-6,13%), Lojas Americanas PN (-5,86%), Santander BR unit (-5,23%) e Eletrobras ON (-4,99%).
Leia Mais: Corinthians recebe patrocínio do Mercado Bitcoin até dezembro de 2022