O Ibovespa encerrou o pregão desta segunda-feira (14) em forte queda de 1,60%, a 109.928 pontos. O principal índice da Bolsa Brasileira iniciou a semana no vermelho devido ao aumento do pessimismo global. Com o recuo, o indicador reduziu os ganhos no ano para 4,87%.
Em suma, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia ainda preocupa o mercado. Representantes dos países se encontraram pela quarta vez para tentar um acordo de cessar-fogo, mas isso não foi possível. Apesar deste sinal de busca pelo fim dos conflitos, a Rússia continua atacando o país vizinho.
Aliás, o país comandado por Vladimir Putin ameaçou destruir carregamentos de armas internacionais que tentassem chegar à Ucrânia. Nesta segunda, o ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, afirmou que o lançamento de mísseis russos em território da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) poderia ser considerado um ato de guerra.
Além dos riscos envolvendo o leste europeu, o mundo voltou a aumentar sua atenção à Covid-19. Isso ocorreu porque a China registrou no domingo (13) o maior número de casos de coronavírus em dois anos. Por isso, adotou lockdown e confinou 17,5 milhões de pessoas em Shenzhen. Esta medida ajudou a derrubar os preços do petróleo e do minério de ferro nesta segunda.
Os investidores ainda se mostraram ansiosos para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que ocorrerá na próxima quarta (16). A expectativa é que os juros subam ainda mais no ano devido aos reajustes promovidos pela Petrobras na semana passada para o diesel e a gasolina, que devem impulsionar ainda mais a inflação em 2022.
Apenas 25 das 91 ações do Ibovespa sobem nesta segunda
Diante deste cenário, apenas 25 das 91 ações do Ibovespa fecharam em alta na sessão desta segunda. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do indicador movimentaram R$ 19 bilhões no pregão, valor inferior à média diária de 2022, de R$ 24 bilhões.
Entre os poucos avanços do dia, os mais intensos veiram de JHSF Participações ON (+6,24%) e Santander BR Unit (+4,36%). Os outros acréscimos não ultrapassaram 1,5%.
Por outro lado, os recuos mais expressivos do pregão foram de: Magazine Luiza ON (-6,33%), CSN Mineração ON (-6,21%), Sid Nacional ON (-5,83%), Petro Rio ON (-5,42%), Vale ON (-5,36%), Usiminas PNA (-5,22%), CVC Brasil ON (-4,74%), Inter Banco Unit (-4,61%) e Gerdau PN (-4,47%).
Leia Mais: Minério de ferro despenca 7,3% com aumento de casos de Covid-19 na China