A semana trouxe um resultado bastante comemorado para o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira. Em resumo, o Ibovespa acumulou alta de 4,5% nesta semana e conseguiu reverter o resultado negativo de janeiro. Aliás, no primeiro mês do ano, o indicador teve perdas de 3,37%. No entanto, com o firme avanço desta semana, agora acumula ganhos de 1,03% em 2021.
A saber, em janeiro, o que puxou o Ibovespa pra baixo foi o receio dos investidores com novas rodadas do auxílio emergencial. O benefício terminou em dezembro, com algumas parcelas residuais ainda sendo pagas. Contudo, os indícios de uma nova prorrogação ganharam força em janeiro. E isso aumentou o receio dos mercados, visto que o país se encontrava com uma dívida pública enorme, uma saúde fiscal completamente fragilizada, e tudo isso num dos piores momentos da pandemia da Covid-19.
Novos presidentes da Câmara e do Senado
Agora, a situação é um pouco diferente. É claro que a dívida e a saúde fiscal continuam muito pressionadas, sem contar na crise sanitária, que permanece avançando, mas notícias vindas de Brasília conseguiram deixar tudo isso um pouco de lado. Em síntese, a vitória do deputado Arthur Lira (PP), para a presidência da Câmara dos Deputados, e do senador Rodrigo Pacheco (DEM), para o Senado Federal, repercutiram a semana inteira entre os investidores. A maioria acredita que haverá menos ruídos entre os poderes Executivo e Legislativo, já que o presidente Jair Bolsonaro apoio ambos os recém-eleitos.
Dessa forma, a expectativa é que os presidentes das respectivas casas do Congresso Nacional aprovem cortes de gastos relacionados a transferências de renda. Além disso, aguardam ansiosamente votação de temas prioritários, como a PEC Emergencial, que objetiva cortar gastos no curto prazo, e a venda de estatais, como a Eletrobras. Isso sem contar nas reformas tributária e administrativa. E, segundo a forte alta do Ibovespa na semana, os investidores acreditam que isso acontecerá mais rapidamente.
Veja as principais variações da semana no Ibovespa
E esse otimismo alcançou os papéis do Ibovespa de maneira generalizada nesta semana. Das 81 ações que compõem a carteira do índice, 75 conseguiram encerrar a semana em alta. Ao todo, neste período, entre compras e vendas, movimentaram R$ 24,2 bilhões, valor menor que a média anual (R$ 25,3 bilhões).
Em suma, do lado dos ganhos, as maiores elevações percentuais vieram de: Eneva (10,14%), Eletrobras (9,50%), Eletrobras (8,47%), GPA (5,62%) e Braskem (5,16%). O destaque ficou com a empresa Eneva, que arrematou o campo de Urucu e poderá dobrar as reservas de gás, assim como atender as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Por fim, as maiores quedas ficaram com: Qualicorp ON (-1,67%), Via Varejo ON (-1,23%), Copel PN (-1,03%), Magazine Luiza ON (-0,79%) e SulAmérica units (-0,60%).
LEIA MAIS
Dólar afunda no dia com maior otimismo no cenário externo
Lucro líquido do banco BV sobe 6% no quarto trimestre de 2020