Há meses que os mercados globais não mostravam tão claramente o temor com a pandemia da Covid-19. O avanço da vacinação em todo o mundo aumentou o otimismo com a retomada econômica. No entanto, o pregão desta segunda-feira (19) evidenciou o temor global com o aumento de casos da Covid-19.
Em resumo, o dólar disparou, registrando a maior alta diária em 10 meses, as bolsas da Europa despencaram, na pior sessão de 2021, e o Ibovespa tombou. A saber, o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira caiu 1,24% e fechou o pregão aos 124.395 pontos, menor nível desde 27 de maio (124.366 pontos).
Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que decretou a pandemia em março do ano passado, vem alertando o mundo devido à variante Delta. Esta cepa é mais transmissível que as outras e está elevando os casos e óbitos em todo o mundo recentemente.
Esse cenário assombra os investidores, que temem novos lockdowns, que certamente afetariam a retomada econômica global. Ao mesmo tempo, diversos países vêm injetando dinheiro na economia para reduzir os impactos provocados pela crise sanitária. Contudo, estes estímulos chegarão ao fim, bem como haverá elevação dos juros praticados em níveis baixíssimos. E tudo isso sem contar na inflação, que continua subindo.
O problema é que o crescimento econômico estará novamente em cheque. Isso quer dizer que haverá uma estagflação, ou seja, a atividade econômica dos países pode voltar a cair ao mesmo tempo em que também haverá uma forte disparada dos preços.
Apenas 9 das 84 ações do Ibovespa sobem nesta segunda
Este cenário de temor global só poderia derrubar as ações do Ibovespa. A propósito, apenas 9 dos 84 papéis que compõem a carteira do índice conseguiram encerrar a sessão no azul. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 21 bilhões, valor menor que a média diária de 2021, de R$ 24 bilhões.
Em suma, dentre os poucos avanços do dia, os mais expressivos vieram de: Rumo ON (2,00%), Locaweb ON (1,38%), Inter Banco unit (0,86%), Energias do Brasil ON (0,39%) e Tim (0,34%). Apesar de fecharem no azul, nenhuma destas ações conseguiu subir fortemente no dia.
No entanto, é melhor uma leve subida do que uma queda. E as ações seguintes não escaparam das perdas nesta segunda: Americanas ON (-8,94%), Lojas Americanas PN (-8,78%), Via Varejo ON (-3,77%), Gol PN (-3,61%) e PetroRio ON (-3,45%). O destaque negativo ficou com a Lojas Americanas, que tombou em dia de ajustes.
Leia Mais: Seguro de carro: confira o preço médio em junho para contratar o seu