O Grupo Hyundai Motor da Coréia do Sul disse na quarta-feira que apresentará uma plataforma somente para veículos elétricos no início do próximo ano que usará sua própria tecnologia de baterias para reduzir o tempo e os custos de produção.
E-GMP
O plano ressalta os esforços do grupo automotivo nº 5 do mundo para se tornar um dos principais players do mercado global de veículos elétricos, já que os fabricantes de automóveis em todo o mundo estão gastando bilhões de dólares de investimento para melhorar a tecnologia de baterias.
Isso mantém os preços dos veículos elétricos em alta em comparação com os modelos de motores a combustão.
O líder de mercado Tesla disse em setembro que seu objetivo é reduzir pela metade o custo de suas baterias EV e trazer mais produção interna do componente chave do automóvel para baixar os preços EV para US$ 25.000 cada.
A Hyundai espera que sua Plataforma Modular Elétrica Global dedicada (E-GMP) lhe permita usar sua própria tecnologia de módulos de baterias em vários modelos EV e reduzir o número de componentes em 60%.
500 km por carga
“A E-GMP será altamente eficaz na expansão da posição de liderança do Grupo EV, pois permitirá à empresa ampliar sua linha de EV em um período relativamente curto através da modularização e padronização”, disse em uma declaração.
Um veículo elétrico baseado no E-GMP oferecerá um alcance de 500 kms ou mais em uma única carga, uma melhoria de pelo menos 23% em relação ao Kona EV, o modelo de alcance mais longo entre as linhas EV da Hyundai.
Entretanto, o chefe de P&D da Hyundai Albert Biermann disse que a empresa não vê a necessidade de fabricar suas próprias células de bateria e se contenta em cooperar com seus fornecedores, incluindo a SK Innovation Co Ltd e a LG Chem Ltd’s LG Energy Solution.
A Hyundai Motor e sua empresa irmã Kia Motors, juntas, pretendem vender 1 milhão de EV em 2025 para se tornarem o terceiro maior vendedor mundial de EV.