Durante esta semana, o Hurb enviou e-mails para diversos clientes e parceiros informando que suas viagens e reservas foram canceladas. Todas estavam agendadas para acontecer em um curto prazo. Diversos clientes realizaram reclamações nas redes sociais. Na mensagem enviada aos clientes, o Hurb informou que a viagem precisou ser adiada devido a problemas operacionais, também solicitando que os clientes “não se dirigissem ao aeroporto na data até então prevista para o embarque. Também foi solicitado que os clientes informassem novas datas de viagem para o segundo semestre de 2023 ou então para os primeiros semestre de 2024.
A companhia divulgou uma nota informando o mesmo conteúdo do e-mail enviado aos clientes, citando problemas operacionais. Não foram fornecidos maiores detalhes. Confira a nota publicada pela companhia abaixo:
O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, sempre prezou pela transparência com os seus viajantes e, guiada pelo valor primordial de ser uma companhia feita de pessoas para pessoas, coloca os seus clientes em primeiro lugar.
Em relação à solicitação do g1, o Hurb informa que por problemas operacionais, algumas viagens precisaram ser adiadas, como informado no comunicado enviado aos viajantes.
Comprometido a realizar a viagem dos seus clientes, o Hurb sugeriu, via comunicado, que os viajantes impactados indiquem novas datas de embarque para o segundo semestre de 2023 ou primeiro semestre de 2024, oferecendo a extensão do período de validade da oferta até junho de 2024.
A respeito de débitos com parceiros da rede hoteleira, a empresa esclarece que está conduzindo, de forma individualizada, um diálogo com cada parceiro que fez algum tipo de reclamação, independente da sua natureza. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos.
O Hurb frisa que está trabalhando para a normalização das operações, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros, e segue à disposição caso surjam eventuais dúvidas.
Hurb estava compartilhando localizador de bilhetes nunca emitidos
De acordo com a ação judicial movida pela Latam aponta que o Hurb vinha compartilhando com os clientes o número do localizador de reservas de passagens aéreas que jamais foram emitidas devido à falta de pagamento. Somente com a companhia aérea, o número de reservas que tiver localizador gerado e que expiraram por falta de pagamento totalizava 10.665 até o meio do mês de maio. Também existiam mais outras 3.654 passagens emitidas junto a Latam sem pagamento.
Diversos clientes chegavam para embarcar no aeroporto com um código de rastreamento que nunca foi gerado, não conseguindo embarcar. Devido a isso, a Latam entrou com pedido de tutela de urgência buscando garantir a isenção de responsabilidade de ter que honrar reservas as quais nunca chegaram a ser emitidas. No entanto, em nota, a Latam afirma que irá honrar bilhetes que foram de fato emitidos. Segundo a companhia, a maior parte dos bilhetes já foram honrados.
“A Latam se solidariza com a situação dos clientes da HURB e informa que honrou e está honrando todas as viagens programadas com bilhetes emitidos pela agência de viagens. A companhia reforça que não cancelou nenhum deles”, disse a Latam em nota. A empresa confirma que entrou na Justiça para cobrar os R$ 13,6 milhões devidos pelo Hurb e diz ainda que não está mais realizando emissões de novas passagens para a agência digital”, disse a empresa, em nota.