Nesta última segunda-feira (29) a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacan) resolveu suspender, de forma temporária, a venda dos chamados pacotes de “viagens flexíveis” da Hurb, antigo Hotel Urbano. O objetivo do cancelamento é que a empresa compre sua “capacidade de cumprir com o contratado”. De acordo com o órgão, que é vinculado ao Ministério da Justiça, a decisão foi tomada devido as “irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia”.
A empresa vem sendo alvo de reclamação de milhares clientes brasileiros, que vem passando por uma crise financeira que chegou a cumular inclusive na renúncia de seu antigo CEO. Nos últimos meses, as reclamações nas redes sociais e nas plataformas do Senacon tem crescido ainda mais, o que motivou a suspensão das vendas dos pacotes flexíveis da plataforma. Os demais pacotes do Hurb continuam tendo suas vendas autorizadas.
Embora a empresa tenha tido uma reunião com a Senacon no último dia 12 e tenha se comprometido na época a melhorar seus processos internos, bem como garantido que os passageiros iriam viajar, a Senacon disse que o plano apresentado não trouxe “informações suficientes e consistentes”. Caso não cumpra com as exigências da Senacon, a empresa está sujeita a pagar uma multa diária de R$50 mil, bem como cumprir com outras sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.
“A empresa se comprometeu a apresentar um plano para o cumprimento dos contratos já estabelecidos, mas o documento não trouxe informações suficientes e consistentes. Por isso, para que não haja ainda mais prejuízo aos consumidores e consumidoras de todo o país, nós resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que a Hurb continue comercializando pacotes, já que ela não tem demonstrado capacidade de cumprir com o contratado”, explicou o secretário Wadih Damous.
Após decisão da Senacon, Hurb demite 400 funcionários
A empresa de viagens iniciou um plano de demissões de aproximadamente 400 pessoas, o que representa aproximadamente 40% do seu quadro de colaboradores de cerca de 1000 pessoas, segundo fontes próximas a Hurb. Os cortes foram anunciados após a Senacon decidir encerrar a venda de pacotes flexíveis por falta de comprovação da capacidade financeira da companhia.
Após ter sido procurada, a empresa não confirmou o número de pessoas dispensadas e o número de colaboradores antes dos cortes, mas publicou a seguinte nota:
“Em resposta ao momento desafiador que vem atravessando, o Hurb – empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos – está promovendo mudanças em todas as suas áreas, como parte da reestruturação da companhia. Nesse contexto, inúmeras medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade dos negócios, entre elas a readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas. Em respeito às pessoas, a empresa não fornecerá detalhes sobre essas movimentações e reitera que está prestando todo o apoio para os profissionais afetados, sempre respeitando a legislação trabalhista.
O Hurb reconhece que as decisões são difíceis e lamenta ter que adotá-las, mas reforça que todas são necessárias para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os seus colaboradores, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros. O Hurb reconhece e agradece o esforço e o comprometimento dos profissionais que deixam a empresa e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”