A Hurb parece ainda não ter achado a fórmula para a resolução dos seus problemas com os clientes. Após ter apresentado um plano as autoridades brasileiras para honrar os pacotes vendidos por um preço muito abaixo do preço praticado pelo mercado, clientes seguem denunciando calotes feitos pela companhia, que relatam problemas com viagens adquiridas. Atualmente, a empresa é também processado na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Nesse sentido, na última quarta-feira (24), 10 passageiros relataram que foram impedidos de embarcar em um voo para Tóquio e devido a isso tiveram que cancelar suas viagens. Para um casal, a perda da viagem representou também a perda da viagem de lua de mel.
Relato da companhia
A companhia aérea afirmou que a reserva teria sido cancelada 5 dias antes, em 19 de maio, devido à falta de pagamento da própria Hurb. O pagamento é necessário para que a viagem seja confirmada. Além disso, a empresa aérea em questão apontou que a reserva havia sido feita pela Hurb de forma coletiva e envolvia o total de 20 pessoas.
Segundo alguns dos passageiros, que tinham moradia de diversos locais de São Paulo e de outros estados, os prejuízos somavam mais de R$10 mil, levando em conta os pacotes pagos, a estadia em um hotel em São Paulo durante os dias que ficaram “presos” na capital e a compra de novas passagens para voltar para casa ou realizar uma outra viagem já programada.
MP ajuizou ação para que a Hurb faça o reembolso de pacotes cancelados
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública contra a Hurb, solicitando que a empresa de turismo realize de forma imediata o reembolso dos valores pagos por aqueles clientes que tiveram seus pacotes cancelados pela empresa de turismo.
Dessa forma, caso a Hurb não cumpra com a decisão, correrá o risco de pagar uma multa de 50 mil reais por pacote. O MPRJ aponta “constantes cancelamentos e adiamentos” das datas dos pacotes de viagem. “Há provas mais do que suficientes de que o atuar do réu vem causando inúmeros danos, tanto de ordem material, quanto mora, em razão das práticas irregulares e atentatórias aos direitos dos consumidores, tais como publicidade e venda enganosa, oferta não cumprida e serviço ao fornecido”, disse o MPRJ em ação contra Hurb
Determinação judicial
Ainda nesta semana, o juiz de Direito Sergio Wajzenberg, da 2.ª Vara Cível do Rio de Janeiro, havia determinado, em caráter liminar, que a Hurb cumprisse imediatamente uma viagem contratada por mãe e filho autista. A decisão também determinou uma multa, no valor correspondente ao décuplo do valor pago pelos consumidores caso a viagem não fosse cumprida.
O pacote comprado pela mãe e filho tinha como destino o Beto Carreiro World, parque temático brasileiro. A viagem havia sido confirmada, contudo, dois dias antes do agendamento feito pela empresa, eles foram surpreendidos com a notícia do cancelamento da viagem, um fato bem comum para brasileiros que tentam viajar com a Hurb.
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