No último dia 26 de março, ocorreu a Subida da Rocinha, um evento que contou com a participação de 500 corredores para realizar um percurso que partia de São Conrado com destino à Rocinha. O evento teve como único e principal patrocinador a empresa de viagens Hurb. O evento tinha como proposta a doação de 500 cestas básicas para moradores da comunidade, contudo, os itens não foram entregues.
Além disso, o Hurb também prometeu a reforma de uma quadra poliesportiva, que de fato foi reformada, no entanto, o ponto é que parte do pagamento da obra ainda não foi realizado. Ao todo, a empresa deve aproximadamente R$350 mil aos fornecedores. A Spiridon Eventos, empresa organizadora da corrida, diz ter R$200 mil para receber e outros fornecedores têm juntos R$150 mil pendentes. Ambos os valores correspondendo a cerca de metade do pagamento combinado para a realização do evento. A quitação deveria ter sido realizada na primeira semana de abril.
“Primeiro, eles falaram que estavam mudando o sistema de pagamentos, por isso estava atrasando. Depois, falaram que estavam com problemas, e aí estourou a bomba na imprensa [de que o Hurb passa por uma crise financeira]. Toda vez que o pessoal manda e-mail cobrando, eles dizem que estão dando um jeito, que vão resolver, pedem compreensão, mas nunca informam quando será feito o pagamento”, disse João Traven, diretor da Spiridon.
Hurb afirma ter honrado com a maior parte
O jornal O Globo procurou a Hurb para que a empresa prestasse esclarecimentos sobre a falta de pagamento aos fornecedores que fizeram a organização do evento Subida da Rocinha. A empresa disse que “reconhece os problemas enfrentados nas últimas semanas, mas reforça que conduz de forma individualizada um diálogo com cada parceiro para sanar toda e qualquer pendência”. Em seguida, a Hurb disse que “já honrou com a maior parte de seus compromissos junto a fornecedores e parceiros da Corrida da Rocinha”.
Mediante ao calote da Hurb, a Spiridon Eventos disse que o valor das inscrições da Subida da Rocinha foi utilizado para cobrir gastos da corrida. De acordo com ele, a empresa está ciente e deveria ter feito a entrega das cestas por conta própria, o que não ocorreu. Estima-se que a empresa de viagens tenha arrecada R$6,9 milhões em mídia espontânea com a corrida.
Empresa passa pela maior crise de sua história
Os últimos meses vem sendo complicados para a Hurb. A empresa vem cancelando diversos pacotes de viagens de milhares de clientes devido ao fato de não estar honrando com os pagamentos de seus fornecedores, como empresas aéreas e hotéis. Durante todo o período de pandemia, a empresa realizou a venda dos chamados “pacotes flexíveis” em valores muito abaixo do praticado do mercado.
Após a retomada da atividade econômica, a empresa teve dificuldade de honrar os pacotes devido ao aumento dos valores tanto de hotéis quanto de passagens aéreas. Mediante a isso, a empresa também passa por uma crise institucional, envolvendo polêmica com o CEO e a saída de seus principais diretores para outras empresas.