Há meses a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que seria disponibilizada uma linha de crédito para os clientes da conta poupança social digital do Caixa Tem. Desde então, os cidadãos brasileiros, sobretudo beneficiários do auxílio emergencial e Bolsa Família estão ansiosos para a aquisição deste novo empréstimo.
O empréstimo será liberado na modalidade de consignado, o beneficiário que o solicitar terá o direito de comprometer até 30% do valor do benefício. O pagamento da dívida será descontado em parcelas diretamente do valor mensal do recurso assistencial recebido pelo cidadão. Na circunstância de cancelamento, o beneficiário segue com a responsabilidade de arcar com a dívida.
No entanto, uma informação recente obtida pela jornalista do UOL, Carla Araújo, sugere que os beneficiários do Bolsa Família que pretendem pedir o empréstimo do Caixa Tem, podem ter os pedidos negados ou em casos extremos, perder o direito de manutenção do cadastro ativo junto ao respectivo programa social.
A explicação dada pela Caixa Econômica é de que apenas os beneficiários do auxílio emergencial e pessoas que não recebem nenhum benefício do Governo Federal poderão solicitar a nova linha de crédito do banco.
A estimativa dada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é para que cerca de 48 milhões de usuários do auxílio emergencial solicitem o empréstimo do Caixa Tem. A linha de crédito denominada de Crédito Caixa Tem foi lançada nesta segunda-feira, 27, liberando empréstimos entre R$ 300 a R$ 1 mil.
Os credores terão de arcar com taxas de juros de 3,99% ao mês, podendo parcelar o débito em até 24 meses. A Caixa ainda informou que os créditos serão liberados gradativamente, seguindo a ordem do mês de aniversário dos beneficiários que pedirem algum determinado valor.
Por hora, somente os nascidos em janeiro e fevereiro podem adquirir o empréstimo do Caixa Tem. Os valores são depositados diretamente na conta poupança social digital, por onde o crédito poderá ser utilizado em transações virtuais e até mesmo em saques em espécie. A recomendação do banco é para que se respeite o limite de dois saques e três transferências para outros bancos, além de dois extratos gratuitos por mês.
No caso dos cidadãos que não possuem conta no Caixa Tem, é preciso que manifestem o interesse para a aquisição do empréstimo até o dia 8 de novembro. A Caixa Econômica Federal mencionou a possibilidade de elevar a oferta da linha de crédito para 2022. Veja a seguir o cronograma de liberações vigente:
Calendário para quem é cliente Caixa Tem
- Nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 27 de setembro;
- Nascidos em março e abril: a partir de 18 de outubro;
- Nascidos em maio e junho: a partir de 8 de novembro;
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 29 de novembro;
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 13 de dezembro;
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 27 de dezembro.
Calendário para quem não é cliente Caixa Tem
- Nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: a partir de 8 de novembro;
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 29 de novembro;
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 13 de dezembro;
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 27 de dezembro.