Durante a ceia de Natal no último final de semana, um jovem de apenas 19 anos de idade foi detido pela polícia do Reino Unido. O rapaz tentou invadir o Castelo de Windsor onde a rainha Elizabeth 2ª celebrava com a família. A informação é de que a invasão tinha como objetivo o assassinato da rainha.
O jovem foi submetido a uma avaliação médica que resultou na sua detenção em um hospital psiquiátrico. De acordo com a polícia de Londres, ele tentou invadir o Castelo de Windsor com uma besta, uma arma composta por um arco que dispara flechas após ser acionado por um gatilho. Uma gravação foi obtida pelo jornal britânico The Sun, que mostra uma pessoa mascarada e com um capuz segurando a arma.
O homem aparece diante das câmeras dizendo que queria “assassinar a rainha” em uma missão de vingança. Segundo a Scotland Yard, os detetives confirmaram que estão avaliando o conteúdo do vídeo após a prisão do jovem de 19 anos que reside em Southampton. Por hora, o porta-voz da polícia não quis dar nenhum detalhe sobre a identidade do homem.
O Palácio de Buckingham também decidiu não fazer nenhum comentário sobre o ocorrido. A prisão aconteceu por volta das 08h30 do dia 25 de dezembro, dia de Natal. A princípio, a detenção aconteceu por suspeita da violação ou invasão de um local protegido junto à posse de arma ofensiva.
Na ocasião, a rainha Elizabeth 2ª estava no Castelo de Windsor para a celebração de Natal junto ao príncipe Charles e sua esposa, Camila, a duquesa de Cornualha. O filho mais novo, o príncipe Edward, o conde de Wessex e a esposa Sophie, condessa de Wessex também se faziam presentes.
Conforme apurado, o homem foi levado sob custódia ao hospital psiquiátrico sob a chamada Lei de Saúde Mental. Lá ele permanece desde então sob os cuidados de profissionais médicos. Ao que tudo indica, o rapaz usou uma escada feita de corda para escalar uma cerca de metal, pelo menos foi o que informou o jornal Mail on Sunday.
Na noite de sábado, a polícia declarou que todos os membros da família real haviam sido informados sobre o incidente desde o primeiro instante. Vale lembrar que este não é um caso isolado, embora tentativas de invasão a residências reais sejam raras. A mais grave de todas aconteceu durante o reinado da rainha Elizabeth 2ª no ano de 1982.
Na época, um homem escalou os muros para entrar no Palácio de Buckingham, a residência da monarca em Londres, e conseguiu chegar ao quarto onde ela estava deitada em sua cama descansando.
No último sábado, a rainha Elizabeth 2ª não fez nenhuma aparição pública. Durante uma mensagem de Natal previamente gravada, ela falou à nação sobre a perda do marido, o príncipe Philip, que faleceu no mês de abril aos 99 anos, com o qual foi casado durante 73 anos.