Um ataque de tubarão quase culminou na morte de um homem, de 32 anos, neste domingo (25), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e também nos glúteos.
Ainda conforme a corporação, o homem foi socorrido e levado ao Hospital da Aeronáutica, também em Jaboatão. Por lá, a vítima foi estabilizada e depois encaminhada, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.
Em nota, o HR, revelou que o homem, identificado como Everton dos Reis Guimarães, entrou consciente na unidade de saúde e será reavaliado por médicos, que vão decidir se ele passará por cirurgia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na área onde fica a Igrejinha de Piedade.
Lá, já haviam sido registrados outros 13 casos, sendo este o segundo ataque de tubarão no mesmo local em um intervalo de 15 dias. Assim como publicou o Brasil123, no último dia 10 de julho, um homem de 51 anos morreu após um incidente com tubarão no mesmo ponto da praia de Piedade.
Ataques de tubarão no estado
Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento (Cemit), de 1992, data que começaram a ser registrados os ataques no litoral pernambucano, para cá, foram notificados outros 66 incidentes com tubarão. Ao todo, houve 26 mortes neste período.
Ainda conforme o Cemit, de cada cinco ataques de tubarão notificados em Pernambuco, um aconteceu nesta mesma área. Das outras 13 pessoas atacadas neste local, 12 eram banhistas e uma era surfista. Ao todo, sete morreram.
Tentativa de evitar os acidentes
Com o intuito de evitar incidentes com tubarões, várias atividades no mar estão proibidas desde 1999 em áreas de maior risco. Entre elas, surfe e bodyboard. Segundo o Cemit, essa proibição vai da praia Del Chifre, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, incluindo todas as praias do Recife e de Jaboatão.
Leia também Mulher é encontrada acorrentada em árvore após assalto