O Home Office vem sendo cada vez mais difundido. As atividades em Home Office se tornaram muito comuns quando começou a pandemia, contudo, muitas empresas decidiram manter os seus funcionários nessa modalidade de trabalho. Isso porque a produtividade, em muitos casos, não apresentou redução. Muito pelo contrário, as pessoas começaram a produzir mais, mesmo trabalhando de casa.
Itens de organização que você tem que ter na sua casa
Trabalhar em Home Office, entretanto, tem algumas desvantagens: você fica confortável demais, as distrações são muitas, a cama está pertinho quando você quer se deitar… E ainda têm as pessoas que moram com você, que não entendem que o seu trabalho é importante, mesmo que você esteja em casa!
Por isso, pode ser mais difícil manter a produtividade trabalhando de casa. Dessa forma, veja as dicas abaixo para ser mais produtivo, mesmo no conforto que sua casa traz!
Defina um local de trabalho
A definição de um local de trabalho apropriado é muito importante. Trabalhar em Home Office exige muito foco e, por isso, um local livre de barulhos e incômodos externos. Você precisa se concentrar nas suas tarefas para que elas sejam feitas da maneira adequada.
Além disso, prepare o local, para que você tenha tudo que precisa para a execução do serviço sempre à mão. Por exemplo, os seus materiais de escritório, canetas, lápis, borracha, grampeador. Tire da sua escrivaninha tudo que for desnecessário. Afinal, o local de trabalho deve servir exclusivamente para isso.
Defina um horário de trabalho
O Home Office ainda é um trabalho, que exige o cumprimento de tarefas de forma eficiente. E, para que elas sejam feitas dessa maneira, você deve estabelecer um horário de trabalho, e cumpri-lo. Não durma até mais tarde, nem pare o trabalho mais cedo, exceto em casos excepcionais. Leve o seu horário a sério.
Como organizar melhor a sua rotina diária
Isso também vale para aquelas pessoas que não têm horário e, por isso, se dedicam à empresa 24 horas por dia. A falta de descanso gera estresse, ansiedade, tensão. E tudo isso leva a uma menor produtividade. Ou seja, você estende por horas o que você faria melhor trabalhando poucas horas por dia, todos os dias.
Evite as distrações
É tentador estar em Home Office, com a TV ali do lado e sua cama quentinha, disponível para você se deitar quando quiser. Além disso, poder mexer no celular, ou fazer pesquisas aleatórias na internet, sem ninguém para te vigiar, é libertador.
Contudo, você precisa manter o foco, se quiser manter o seu emprego também. Por isso, livre-se de tudo que puder te distrair durante o seu horário de trabalho. Informe, inclusive, às pessoas, sobre o seu horário e quando você estará disponível para elas. Como por exemplo nas pausas para o café, ou almoço. Nunca durante o expediente!
Entre no clima
Por fim, entre no clima de trabalho para o Home Office. Leve a sério o que você tem para fazer e aja como se você fosse sair para trabalhar. Ou seja, se prepare para o trabalho. Levante, tome banho, tome café, vista-se. Utilizar pijamas na hora de trabalhar traz uma sensação muito confortável que não faz bem ao trabalho!
Como organizar melhor a sua rotina diária