Hoje, 05 de janeiro é o Dia da Primeira Tipografia no Brasil!
Dessa forma, na mesma data no ano de 1634 nascia esse primeiro folheto que entrou em circulação.
Essa data é muito importante pois marca um conquista gigantesca para a história e modifica a vida em sociedade.
Além disso, a partir da criação da Primeira Tipografia Brasileira, o rumo da circulação de notícias também se tornou diferente.
Sendo assim, vale a pena lembrar que na época, esse tipo de circulação de notícias era considerado até mesmo um crime e então, também é uma marca de coragem.
Por esse motivo, hoje é o Dia da Primeira Tipografia do Brasil e vamos discutir mais sobre esse tema especial e marcante!
O que é uma Tipografia?
Antes de mais nada, precisamos compreender o que é uma Tipografia.
Dessa forma, entenda que Tipografia é uma arte e o processo de composição e impressão de qualquer tipo de texto informativo.
Além disso, essa técnica também inclui o design gráfico para a criação de notícias ou informativos para a comunicação escrita.
Em outras palavras, Tipografia é o conjunto de procedimentos artísticos que inclui os diversos passos que compõem a produção gráfica de uma notícia ou novidade.
Sendo assim, também devemos frisar que esse processo envolve até mesmo a textura e formato das letras, imagens e tipos de aparência para o impresso.
Revolucionário
Embora hoje em dia tenhamos contato naturalmente com diversos documentos tipográficos, no ano de 1634, as coisas não eram assim.
Isso porque durante esse ano, as pessoas não podiam nem pensar em fazer a impressão de qualquer informação.
Em outras palavras, qualquer produção de texto impressa era um delito gravíssimo.
Dessa forma, a primeira Tipografia do Brasil nasceu como forma de revolução, com o objetivo de mudar o pensamento e entrar em outra fase, com inovação para o país.
Clique aqui e saiba como se preparar para uma redação no Enem.