Já falta bem pouco para o Natal, e mesmo com grande parte do país com a tão falada onda de calor, existem regiões que serão afetadas por fortes chuvas.
Mas afinal, será que elas persistem? Veja detalhes da previsão do tempo e os alertas.
Chuva até o Natal?
As chuvas continuam presentes na Região Sul nesta terça-feira (19). Devido ao avanço da frente fria, a previsão do tempo indica a persistência de temporais no norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade para transtornos.
No oeste do estado, em Santa Catarina e em grande parte do Paraná, o tempo firme predomina ao longo do dia.
Já no Sudeste, a previsão de chuva está prevista principalmente para o leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com possibilidade de temporais e chuvas volumosas. A condição se dá devido à combinação entre dois vórtices ciclônicos, sendo um em nível médio e outro em alto nível da atmosfera. Com isso, aumentam as chances de queda de granizo.
Ainda mais, temporais com ventos previstos também no Centro-Oeste, com chance de queda de granizo no oeste do Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. O fenômeno poderá acontecer devido à formação de uma área de baixa pressão, dando suporte para uma frente fria. Chance de chuvas também no norte do Mato Grosso, porém sem volumes expressivos. Tempo seco e quente nas demais áreas da região.
Nordeste e Norte
No Nordeste, as chuvas se espalham pela região nesta terça-feira (19), devido a instabilidades em diferentes níveis da atmosfera.
Assim, uma área de baixa pressão atmosférica pode ser responsável por chuvas volumosas no norte do Maranhão, Piauí e Ceará.
Já a junção de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com outra área de baixa pressão atmosférica causará temporais com altos volumes no sul e no leste da Bahia. Não se descarta a possibilidade para possíveis transtornos na região, exigindo atenção dos moradores das áreas.
Na região Norte, as chuvas deverão acontecer de forma mais rápida, em breves pancadas. Assim, a previsão indica que os maiores volumes são esperados no Pará e no norte de Tocantins, devido à formação de áreas de baixa pressão atmosférica.
Tá, mas e o Natal?
O domingo, dia 24 de dezembro terá muita nebulosidade no centro-sul do Brasil e na Região Norte.
Uma chuva muito fraca e isolada ocorre pela manhã no leste e noroeste do Rio Grande do Sul, no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Já na região de Manaus, no Amazonas, e proximidades, e no norte do Mato Grosso, há potencial de chuvas intensas.
Então, a partir do fim da manhã e início da tarde, instabilidades começam a se desenvolver no centro-sul do Brasil e no Norte. No entanto, o padrão das instabilidades é mais isolado e mais restrito às regiões Sul, Sudeste e Norte.
Em complemento, há previsão de pancadas isoladas de até forte intensidade e para o risco de tempestades para toda a Região Sul, com menor probabilidade para a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, para todo o Sudeste, com menores riscos para o leste e norte paulistas e região do Triângulo Mineiro, e para a região central e oeste do Amazona e estado de Rondônia, com baixo risco para transtornos. Essa condição se mantém para o período da noite.
A região Nordeste segue com tempo firme e ensolarado em todos os estados.
Dia 25 de dezembro
Na madrugada do Natal, um ciclone tropical passa a atuar próximo do Rio Grande do Sul, não trazendo riscos para o estado ou para a Região Sul. Esse sistema contribui para que as chuvas se organizem mais na porção sul do Brasil, diminuindo o potencial de precipitação no Sudeste e no Centro-Oeste.
Contudo, por se tratar de um sistema mais fraco, as chuvas na Região Sul acontecem também de forma isolada.
Pela manhã, previsão de chuvas de até forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Há risco de chuvas pontuais de fraca intensidade entre Goiás, Tocantins e o Mato Grosso.
No período da tarde, o ciclone extratropical se afasta para o oceano, mas a sua frente fria associada consegue avançar de forma costeira até o Sudeste, contribuindo para a formação de instabilidades, mas de forma muito pontual.
Previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades pontuais, no norte de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná, em toda a faixa leste do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, na porção central de Minas Gerais, no estado de Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul, no sul, norte e mestre oeste do Mato Grosso, na porção central e oeste do Amazonas, no estado de Rondônia e no Tocantins.
Por fim, no Nordeste, a tarde do Natal será de virada no tempo em toda a faixa norte, mas com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no Rio Grande do Norte, no norte do Ceará até a região de Fortaleza e no norte do Maranhão.