As pessoas costumam generalizar e chamar de hipocondríaca uma pessoa que toma muitos remédios, ou vai muito ao médico. Contudo, esse transtorno vai muito além disso. Por isso, saiba o que é a hipocondria e aprenda a identificar os seus sintomas, lendo a matéria abaixo!
Luto de pessoas vivas: o que é e como lidar com ele
O que é
A hipocondria também é chamada de Transtorno da Ansiedade da Doença, e é um transtorno psicológico. Ela é caracterizada pela preocupação excessiva com a saúde. Além disso, há o pensamento constante de que você está doente, com alguma doença grave, e medo de não ser diagnosticado. Ela gera na pessoa uma grande ansiedade, ocasionada pelo medo de ter uma doença grave. Ou mesmo, o medo de desenvolvê-la num futuro próximo.
Sintomas
A preocupação com a saúde, no caso de pessoas com hipocondria, é muito maior do que o que o sintoma pede. As pessoas se sentem muito preocupadas, com sintomas comuns a todo mundo. Uma simples dor de cabeça, por exemplo, é motivo de muita ansiedade. Alguns sintomas, que outra pessoas não dariam importância, para elas pode sinalizar algo muito grave. Já outros sintomas apresentados pelo hipocondríaco, podem não ter nenhuma explicação médica.
A tendência popular é acreditar que a hipocondria faz a pessoa ir muito ao médico. E isso é verdade, em muitos casos. Contudo, há casos em que acontece o oposto. Ou seja, a pessoa que acredita estar doente não gosta de ir ao médico e nem de tomar remédios. E isso, mesmo se preocupando de forma exagerada com a saúde.
Saúde mental no trabalho: pessoas bem cuidadas produzem mais e melhor
As pessoas hipocondríacas que visitam muito o médico tendem a investigar repetidamente os mesmos sintomas. Isso porque elas acreditam que, um dia, encontraram a causa para ele. Elas também pesquisam muito sobre doenças, para averiguar se estão com alguma.
Pessoas hipocondríacas também podem manifestar o transtorno buscando apoio de pessoas próximas. Elas desejam escutar delas que está tudo bem. E elas se acalmam no momento em que escutam que não estão doentes. Contudo, logo voltam a se preocupar novamente, e têm necessidade de escutar, de novo, as mesmas palavras.
Como tratar
Primeiramente, se você suspeita de ter um transtorno de hipocondria, procure um psiquiatra ou psicólogo, que fará o diagnóstico correto da doença. Isso porque é um transtorno psicológico, e não físico. Além disso, o profissional saberá identificar qual a origem do problema, buscando compreendê-la e tratá-la junto com o paciente, e não só aos seus sintomas.
Alguns dos tratamentos indicados, que devem ser, sempre, acompanhados por um profissional da área da saúde, são: a exposição gradativa ao que gera ansiedade (de forma segura e sempre com acompanhamento), e o ato de evitar, conscientemente, as atitudes que acalmam momentaneamente a pessoa que sofre com a hipocondria. Algumas dessa atitudes são as visitas constantes a médicos ou a checagem constante dos sinais vitais e da pressão, por exemplo.