Dificuldade para dormir, insônia e até sono fracionado são problemas bem comuns entre os brasileiros, entretanto, com a chegada da pandemia esta realidade se tornou ainda mais alarmante.
De acordo com o Instituto do Sono, 66% dos brasileiros relatam alguma dificuldade para dormir desde o surgimento dos casos de Covid-19 no país e logo, início das medidas restritivas, como o isolamento.
Este fato se justifica pela ansiedade que todos vêm vivendo, mediante a situação de insegurança, instabilidade financeira, luto e restrições sociais. Tudo isso, reflete na saúde mental, que logo, interfere na qualidade do sono, afinal, uma mente preocupada dificilmente atingirá a fase do descanso.
Além de angustiante, ficar sem dormir pode gerar inúmeras consequências prejudiciais à saúde, dentre elas:
- Sensação de cansaço
- Estafa mental
- Dores de cabeça
- Letargia
- Falhas na memória
- Irritabilidade
- Estresse
- Falta de disposição
Para lidar com o problema, uma boa estratégia, segundo especialistas é praticar a higiene do sono.
Higiene do Sono
Desacelerar a mente pode ser o caminho para conquistar uma noite de sono perfeita e para isso, praticar alguns hábitos, que fazem parte da higiene do sono, vão te ajudar.
Este processo deve se tornar um hábito na rotina e mesmo que nos primeiros dias você ainda enfrente dificuldades para dormir, não desista deste ritual que com o tempo, pode transformar sua rotina noturna.
Para que o corpo e mente entendam que está na hora de descansar, é preciso primeiramente enviar uma mensagem ao cérebro e para isso, nada melhor do que seguir estas dicas de higiene do sono logo abaixo:
-
Espere o sono chegar!
De nada adiante se precipitar e ir para cama seguindo o relógio, o corpo precisa emitir os sinais de que está na hora do repouso, portanto, espere o sono chegar!
Ir para a cama sem sono pode aumentar a intensidade da ansiedade relacionada com o ato de dormir.
-
Prepare o ambiente!
Nosso corpo e mente reagem aos estímulos externos, por isso, investir em um ambiente de conforto e bem estar pode ajudar a acelerar o processo do sono.
Para isso, adeque a temperatura do local, iluminação e é claro, mantenha o silêncio neste ambiente, a fim de garantir o relaxamento completo.
-
Sem dispositivos, sem tecnologia!
Um hábito bem prejudicial à qualidade do sono, que vem sendo praticado por muita gente, é usar o celular, minutos antes de ir à cama ou até mesmo nela.
Esta ação coloca o cérebro em estado de atividade e assim, fica difícil induzir o relaxamento.
Além do celular, evitar a TV no quarto, também é uma estratégia para tornar o ambiente ainda mais calmo e digno de uma boa noite de sono.
-
Nada de café, álcool ou cigarro antes de dormir!
Alguns hábitos acabam sendo estimulantes, o que torna o corpo e a mente mais ligados, por isso, devem ser evitados a noite, como por exemplo, consumir café, álcool e até fumar um cigarro.
Estes produtos tem ação estimulante e acabam impedindo a sonolência, inclusive, são responsáveis também pelo sono fracionado.
Além dessas dicas, também é importante incluir atividades físicas no dia a dia e evitar as sonecas durante o dia.
Veja mais: Sinais de que seu sono não está sendo de qualidade