Se o chá de hibisco é termogênico ou não, fato é que controla os níveis de colesterol. Além disso, ajuda a controlar a pressão arterial, evitando o acúmulo de gordura e tem ação diurética. É preparado, portanto, com o botão de uma flor seca chamada rosela, que não é o mesmo tipo de hibisco comumente encontrado em jardins.
Mas o hibisco é termogênico?
A bebida possui diversos antioxidantes, como os flavonóides e principalmente as antocianinas, que têm efeito cardioprotetor, vasodilatador e ajudam a prevenir o acúmulo de gordura.
Esta última ação acontece em razão de que o chá produz a redução da adipogênese. Trata-se, por conseguinte, de um processo no qual ocorre a produtividade de elementos celulares gordurosos, os adipócitos. Ele leva ao acúmulo de excesso de gordura no organismo. Portanto, pode-se dizer sim que a infusão de hibisco é termogênico.
Essa infusão também ajuda a perder peso porque é composto por uma substância inibidora que promove o bloqueio da produtividade de amilase. Este, por conseguinte, trata-se de um elemento enzimático capaz de converter amido em açúcar.
O consumo do chá de hibisco, logo depois das refeições auxilia no processo de redução dos carboidratos absorvidos. De forma gradual, desencadeia o emagrecimento.
Pesquisas mostram que determinados flavonóides presentes na bebida contam com ação cardioprotetora e vasodilatadora. Por conseguinte, esses elementos auxiliam no aumento do colesterol HDL (bom) e na redução do colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e pressão arterial.
Preparo e consumo de chá de hibisco
O chá de hibisco é termogênico e pode ser excelente aliado de exercícios físicos. Se você estiver usando as flores a granel, aqueça-as para não perder suas propriedades. Use 200 ml de água fervente, desligue o fogo e acrescente 5 gramas de flores equivalentes a uma colher de chá de flores secas.
Por conseguinte, cubra e mantenha a infusão em repouso por 3 a 5 minutos. Em seguida, coe e consuma.
Recomenda-se, portanto, consumir uma a 2 xícaras de infusão de hibisco de 200ml por dia. Em relação à cada xícara, deve-se usar 4-6 gramas de flores secas. Isso equivale a uma colher de chá ou dois a três pacotes de chá.