Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C , transmitido através do contato com sangue contaminado. A princípio, essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.
Estima-se que cerca de 3% da população mundial, 170 milhões de pessoas, sejam portadores de hepatite C crônica. É atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos.
Transmissão da hepatite c
O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, pelo contato com sangue contaminado pelo vírus. Isso pode ocorrer em caso de compartilhamento de seringas, barbeadores, escovas dentárias, alicates contaminados. A transmissão também pode ocorrer para bebês cuja mãe tem hepatite. Até 1992, os bancos de sangue não faziam o teste para hepatite C. Então, pessoas que receberam sangue ou foram transplantadas antes dessa época também podem ter se contaminado.
A transmissão por via sexual, apesar de poder ocorrer, é rara, principalmente em casais monogâmicos, onde essa via responde por somente 3% dos casos, o que não a faz entrar no grupo das DSTs. A chance de transmissão por via sexual, no entanto, aumenta em caso de co-infecção do vírus C com alguma DST, por exemplo HIV, herpes ou sífilis. Usar o preservativo está sempre recomendado para evitar a transmissão dessas doenças.
Veja aqui sobre os sintomas da doença.
Tratamento
Por fim, o tratamento da hepatite C hoje com os novos medicamentos é capaz de curar mais de 95% dos pacientes com o vírus. Existem vários tratamentos disponíveis e quem vai escolher o melhor para você é o seu médico. Dependendo do caso, podem ser necessários apenas dois comprimidos por dia durante 3 meses e com quase zero efeitos colaterais.
E você? Conhece alguém com essa doença? Então, deixe o seu comentário sobre o artigo.