A Polícia Federal (PF) descobriu que um helicóptero, que havia caído em uma fazenda localizada em Paconé, região do Pantanal, no Mato Grosso, estava carregando cerca de 300 kg de cocaína. De acordo com as informações do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a aeronave foi encontrada tombada e com sacos de droga ao redor.
Em nota, a Ciopaer relatou que a aeronave foi localizada durante investigações da PF, que contou com a ajuda de agentes do Ciopaer e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Até o momento, a corporação federal não revelou informações sobre o registro do helicóptero ou quem é o proprietário dele.
Segundo a Ciopaer, o helicóptero foi encontrado quando policiais faziam rondas na região. No momento em que localizou a aeronave, nenhum suspeito foi visto. Além disso, não havia vestígios de feridos no local.
Antes de constatar que o helicóptero havia caído, os policiais monitoravam uma possível situação de tráfico internacional de drogas e conseguiram encontrar o helicóptero. Ao encontrar a aeronave, modelo Robinson R-44, matrícula PT-RMM, os agentes constataram que ela estava parcialmente destruída.
De acordo com as informações, o helicóptero tem capacidade para transportar até três passageiros mais o piloto e tem carga máxima de 340 kg, sendo a aeronave avaliada em aproximadamente R$ 450 mil.
Para ser feita, a operação contou com apoio de policiais do Paraná. Após a ocorrência, a cocaína foi estimada em R$ 6,9 milhões e encaminhada para a sede da Polícia Federal em Cuiabá, no Mato Grosso.
Nesta segunda-feira (02), agentes da Polícia Federal estiveram no local e realizaram análises, além de perícias. Um papiloscopista deve tentar identificar digitais na estrutura do helicóptero. Até o momento, o caso é classificado como tráfico internacional de drogas e será investigado pela corporação do Mato Grosso.
Leia também: Ministério da Justiça anuncia retorno gradual de visitas presenciais a presos