A Polícia Federal (PF) revelou, nesta terça-feira (03), que o helicóptero encontrado após cair em uma fazenda em Poconé, no Mato Grosso, região do pantanal, carregado com 280kg de cocaína, pertence ao papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal Ronney José Barbosa Sampaio.
De acordo com a PF, as informações constam no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), fornecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a corporação, outras quatro aeronaves estão registradas no nome do agente público.
Segundo a Polícia Federal, a aeronave estava em situação irregular para voos desde novembro de 2017, mas, mesmo assim, foi utilizada nos últimos dias. Até o momento, não há informação sobre a identidade do piloto, visto que apenas o nome do proprietário consta como autorizado a pilotá-la na documentação.
Além disso, o agente detentor da aeronave não se pronunciou sobre o caso. De acordo com informações do portal da transparência do governo do Distrito Federal, o agente possui o salário de R$ 12 mil. Todavia, a remuneração dele em junho foi no valor de R$ 19.746,02.
Assim como publicou o Brasil123, a apreensão do helicóptero, e também da droga, aconteceu durante uma operação conjunta entre a PF e agentes da Polícia Militar (PM), no último domingo (01).
Na ocasião, as forças de segurança realizavam uma operação de enfrentamento ao tráfico de drogas pelo modal aéreo. “A ação fez parte de esforço conjunto e integrado das forças envolvidas para a repressão a voos ilícitos de pequenas aeronaves carregadas com drogas oriundas dos países produtores vizinhos”, informou a PF.
Ainda conforme a PF, quando o veículo foi encontrado, ninguém estava no local. “A equipe policial segue realizando diligências para desarticulação de toda organização criminosa”, disse a corporação, completando ainda que a droga estava em pacotes, foi apreendida e recolhida. Na segunda (02), profissionais iniciaram a perícia no local do acidente e nos destroços do helicóptero.
Leia também: Homem é baleado e morto enquanto passeava com cachorro no Rio