A Heineken amargou um prejuízo de 204 milhões de euros em 2020, devido, principalmente, à pandemia da Covid-19. Esse resultado negativo aconteceu devido ao fechamento de diversos estabelecimentos comerciais, provocado pela crise sanitária mundial. Em diversos casos, também houve limitação da quantidade de clientes em bares e restaurantes, por exemplo, e o resultado de tudo isso não poderia ser diferente.
A saber, em 2019, a gigante cervejaria holandesa havia registrado um lucro de 2,17 bilhões de euros. Contudo, com o avanço da pandemia, houve consequente redução do consumo de cervejas, principalmente a partir de março, quando as medidas restritivas ficaram mais duras. À época, havia muita incerteza em relação à atividade econômica global. E, para reduzir a disseminação da Covid-19, muitos países adotaram lockdowns, afetando diretamente a atividade econômica global.
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Em resumo, a receita da Heineken em 2020 despencou 17,7%, caindo para 19,71 bilhões de euros. Aliás, as estimativas para 2021 indicam uma recuperação da receita e do lucro da companhia, mas o nível deve ficar abaixo do verificado em 2019. Assim, a meta de restauração da sua margem de lucro operacional em 17% ficou estabelecida para ser alcançada até 2023.
“Começou com muitas restrições nos mercados da Heineken, incluindo fechamentos de comércio e restrições a viagens. Particularmente na Europa, a Heineken estima que, no final de janeiro de 2021, menos de 30% dos pontos de venda no mercado estavam operando. Espera-se que o mix de produtos e canais continue a impactar adversamente os resultados, especialmente na Europa”, disse a companhia em nota.
Por fim, vale ressaltar que a Heineken não divulgou dados detalhados de 2020. Assim, não houve informações do Brasil, por exemplo, que responde por cerca de 15% dos volumes produzidos pela empresa.
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