No universo dos jogos e da montagem de computadores, os monitores estão repletos e cheios de recursos diferentes. Um deles é o uso do DisplayPort e o HDMI. São duas portas diferentes de entrada, mas você sabe qual delas é a melhor opção?
Embora essa pareça ser uma questão bastante simples, pensando que se trata apenas de conectar cabos, existem certas diferenças que podem implicar na qualidade das cores, das atualizações, perda de informações entre outros. Se você quer saber qual deles pode ser a melhor opção, continue lendo.
Tipos de conexão
Os tipos de conexão mais recentes são o HDMI e o DisplayPort. Este segundo é um lançamento de 2006, que mesmo sendo mais novo que o HDMI, que foi lançado em 2002, ambos oferecem padrões digitais com dados de pixels para tela, representando por 0s e 1s, conforme o cabo converte as informações e a imagem para a tela.
Displays e resoluções
Mesmo sabendo que esses dois tipos de porta foram criados para serem iguais em transmissão de dados e informações, sabemos que os padrões mudaram. Por exemplo, tanto o HDMI quanto o DisplayPort, são compatíveis com modelos anteriores, mas as conexões do monitor com a placa gráfica ou placa de vídeo podem não suportar o recebimento ou conexão com modelos mais antigos.
De uma forma geral, a taxa de transmissão de dados pode acontecer de maneira diferente entre essas duas opções de entrada. O sinal digital que está disponível tanto para o HDMI quanto para o DisplayPort, usa um tipo de codificação com taxa de bits que varia de acordo com a data de lançamento e do modelo escolhido.
Qual é o melhor?
Isso precisa ser respondido dependendo da versão e variação de cada uma das opções. A DisplayPort 1.4, por exemplo, consegue lidar com altas resoluções em 4K, de 24 bits até 98 HZ, alcançando até 144 Hz.
Já o HDMI 2.0, também lida com essas configurações, e roda 4K em quadros máximos de 60 Hz, incluindo até as resoluções de 5 e 8k, mas essas últimas somente se o formato fosse comprimido. Então a escolha, depende do tipo de resolução desejada.