Nesta quinta-feira (08), Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo que está sendo cotado para o cargo de ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro ocorreu na sede da pasta chefiada pelo atual ministro.
De acordo com Haddad, o encontro com Paulo Guedes durou pouco mais de uma hora e a conversa entre os dois teria sido “excelente”, “cordial” e “educada”. Haddad também falou que a transição na pasta deverá ocorrer de forma “suave”. O Ministério da Economia será dividido em três: Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
“Passamos em revista vários assuntos importantes. Em uma reunião de uma hora e meia não é possível esmiuçar todos os assuntos, mas foi uma excelente reunião. Reunião muito boa, muito bem recebido. Definimos uma agenda de trabalho a partir da semana que vem”, disse Fernando Haddad.
Ainda, de acordo com o ex-prefeito de São Paulo, Guedes chamou a atenção para pontos sensíveis da economia brasileira, bem como quais projetos poderão ser executados a partir do ano que vem.
“O plano geral de voo foi tratado com ele tanto daquilo que ele entende que está pegando ao país, quanto aquilo que pretendemos fazer a partir do ano que vem. Uma conversa muito importante porque você garante que muitos projetos tenham continuidade”, completou Haddad.
Haddad também comentou sobre os próximos passos do governo de transição
O governo de transição está em fase final de conclusão dos relatórios dos grupos de cada área. Ainda será preciso se reunir com os integrantes dos atuais ministérios para obter maiores detalhes sobre as agendas e cronogramas de trabalho de cada área. Segundo ele, a partir de terça-feira, o governo de transição fará reuniões com foco nas secretarias dos ministérios.
“Podemos conversar com Tesouro, Receita, para ver qual a situação vamos encontrar em 31 de dezembro”, disse Haddad. Ainda, de acordo com ele, Guedes apresentou “muita” disposição em ajudar a transição. “Uma transição normal, natural. A gente quer que seja o mais suave possível e com desdobramentos que esperamos, que o Brasil cresça mais, gera mais oportunidades”, afirmou Haddad.
Novos ministros deverão ser anunciados
Embora não tenha sido anunciado, é certo que Haddad irá chefiar o Ministério da Fazenda. Segundo aliados, o anúncio de Haddad como ministros e de outros quatros deverá ser realizado amanhã, sexta-feira (9). Além da Fazenda, o Ministério da Casa Civil, Relações Exteriores, Justiça e Defesa também serão conhecidos.
Em uma conversa feita com a imprensa, o coordenador dos grupos de trabalho da transição, Aloizio Mercadante, disse no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado em Brasília, que os ministros irão se manifestar publicamente ainda amanhã. “Notícia boa a gente dá aos poucos. A agenda positiva começa a partir de amanhã, os ministros darão coletiva para explicar a estrutura do ministério e as primeiras medidas”, afirmou Mercadante.