Agentes da Polícia Civil prenderam, nesta quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, o hacker Jailson Ferreira da Silva, de 23 anos, acusado de aplicar centenas de golpes na internet. Em nota, a entidade revelou que o suspeito foi encontrado em um motel na capital carioca.
Segundo a corporação, o criminoso vendia cédulas falsas, cartões de crédito falsos e até medicamentos controlados. Conforme as investigações, a estimativa é a de que, somente em 2021, o acusado tenha movimentado mais de R$ 500 mil.
De acordo com a Polícia Civil, para contar com os “serviços” do hacker era fácil. Isso porque os interessados que queriam tratar de negócios com o suspeito, também conhecido como “professor”, precisavam apenas entrar em contato com o acusado por meio de mensagens.
Agora, os investigadores querem saber quem são as outras pessoas que integram o grupo criminoso. Segundo o delegado Cristiano Maia, a prisão foi decorrente de um trabalho de inteligência, com cruzamento de dados e um monitoramento extenso.
“Ele responderá por estelionato e crimes contra a saúde pública. Somadas, as penas podem chegar a 20 anos de prisão”, afirmou o delegado Cristiano Maia.
Também no Rio
Outra prisão no Rio de Janeiro aconteceu no bairro da Paciência, também na capital. Por lá, um homem que estava foragido da Justiça do estado do Espírito Santo há 13 anos foi capturado pela Polícia Civil. Em nota, a corporação revelou que o rapaz foi localizado em sua casa.
Com base em informações do setor de inteligência da unidade policial, os agentes descobriram que havia um mandado pendente contra o acusado. A partir dessa informação, os policiais iniciaram as diligências para identificar os lugares onde o criminoso estaria escondido.
“Contra o homem foi cumprido mandado de prisão expedido pela Justiça do Espírito Santo pelo crime de roubo. Ele foi condenado a nove anos de reclusão em regime fechado”, revelou a entidade, que ainda explicou que, em 2007, ele e um comparsa roubaram mais de dez pedestres com o uso de arma de fogo.
“O companheiro dele era traficante local, foi preso e, atualmente, cumpre pena no Espírito Santo. Após os crimes, ele fugiu para o Rio de Janeiro, onde permaneceu foragido durante todo esse tempo”, disse a corporação, que finalizou revelando que o bandido foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Leia também: Corpo de gestante encontrada na linha de trem do Rio será exumado