Gestantes estão passando por um momento muito bonito e também muito delicado da vida. Por isso, é preciso adotar nessa fase hábitos que sejam compatíveis com a sua situação. Ou seja, saudáveis e permitam o maior conforto de mãe e de bebê. Confira, abaixo, hábitos que toda gestante deve adotar.
Como proteger um bebê no frio? Saiba aqui
E não apenas para se manter saudável, como também para reduzir desconfortos coma gestação, tais como dores, enjoos, inchaços e até mesmo estéticos como o aparecimento de estrias na barriga e mamas. Veja essas dicas para passar pela melhor gravidez que você puder!
Suplementos
A suplementação deve ser feita exatamente da forma como o médico que acompanha sua gestação recomendou. Não a subestime: ela é fundamental para o seu bebê. Isso porque a suplementação com ácido fólico previne que uma série de doenças o acometam. Algumas delas são problemas cardíacos, lábio leporino e anemia, que o bebê pode pegar da mãe.
Hidratação da pele
Um dos hábitos que toda gestante deve adotar é a hidratação da pele. A pele da barriga estica, assim com a das mamas, por causa da produção de leite. Por isso, é muito importante manter a pele de todo o corpo bem cuidada, para evitar estrias e também efeitos chatos do esticamento, como coceiras.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é outro dos hábitos que toda gestante deve adotar, caso tenha condições para isso. Isso porque os inchaços nas pernas são bastante comuns e incômodos durante a gravidez. E é justamente eles que a massagem visa reduzir porque ela proporciona a melhor circulação de líquidos pelo corpo. Portanto, faça o procedimento quantas vezes te forem permitidas durante a gestação.
Saiba como aliviar as cólicas dos bebês
Caminhadas
Gravidez não é sinônimo de doença e as atividades físicas continuam sendo imprescindíveis. Claro que, nessa fase, algumas mulheres podem sentir mais desconforto ao realizar muitas das quais faziam sem a barriga. Mas as caminhadas são leves, ajudam a evitar os enjoos e mantêm o movimento do corpo em dia. Por isso, pratique-as!
Pilates
Pode ser que você não tenha considerado fazer Pilates durante a sua gravidez, entretanto, esse é um método excelente para essa fase da vida. Isso porque ele promove o fortalecimento dos músculos, a flexibilidade deles e também trabalha com exercícios específicos para a pelve. Ou seja, o Pilates á capaz de reduzir bastante as dores da gravidez e diminuir os incômodos físicos que ela provoca. Portanto, se você puder fazer, faça.
Alimentação saudável
A alimentação saudável é um dos hábitos que toda gestante deve adotar porque através dela é possível conseguir todos os nutrientes e vitaminas para o seu corpo e também para o bebê. Além disso, comendo alimentos com menos gordura, açúcar e sódio, é possível reduzir os tão incômodos enjoos. Mesmo que não seja tão fácil evitar as besteiras, essa é uma fase muito especial, na qual o seu corpo merece atenção e cuidados redobrados.
Amamentação: veja porque dói e como fazer para aliviar a dor