Todo mundo quer juntar dinheiro para realizar algum sonho, seja ele uma viagem, pagar a faculdade, ou fazer o casamento dos sonhos. Contudo, para juntar dinheiro é preciso muita disciplina, para evitar hábitos que atrapalham o planejamento financeiro. Por isso, veja, abaixo, uma lista de hábitos que você deve cortar da sua vida, se quiser fazer um bom planejamento das suas finanças e conquistar os seus sonhos.
Saiba as várias formas de aplicar o minimalismo na sua vida
Gastar dinheiro da reserva financeira
Muitas vezes, as pessoas têm boas intenções ao criar reservas financeiras de emergência. Afinal, este será o dinheiro que elas utilizarão numa emergência de saúde, odontológica, ou caso elas fiquem sem fonte de renda.
Contudo, as mesmas pessoas que entendem a importância de ter um dinheiro guardado, gastam quando veem algum objeto em promoção, ou quando querem fazer uma viagem. Elas pensam que podem recuperar o dinheiro antes que precisem gastar em algo urgente, mas, às vezes, incidentes acontecem, pegando-as desprevenidas. Por isso, deixe sua reserva financeira intacta, sempre. Se for preciso, faça outra para viagens e gastos menos urgentes.
Não manter uma reserva financeira
Como dito no tópico anterior, a reserva financeira é o dinheiro no qual você não mexe, porque precisará dele intacto, caso tenha alguma emergência. Por isso, se você não tiver nada guardado, terá que recorrer a empréstimos e ao pagamento de juros, caso ocorra algo fora do planejado.
Fazer compras com fome
Este é mais um dos hábitos que atrapalham o planejamento financeiro. Ele parece inofensivo, entretanto, a longo prazo, o dinheiro que você gasta no supermercado, ao fazer compras com fome, pode fazer uma grande diferença nas contas. Isso porque, quando sentimos fome, tendemos a gastar mais em comida.
Hábitos que atrasam a sua vida: veja o que você deve fazer diferente
Comprar algo apenas porque está na promoção
Muitas coisas, mesmo sendo muito legais e interessantes, não são úteis. E, geralmente, são elas que as pessoas compram no calor do momento, quando as encontram em promoção. Contudo, este é um desperdício de dinheiro, que poderia ser aplicado em outra coisa, ou investido.
Utilizar o cartão de crédito
O cartão de crédito pode ajudar muito quando a compra é grande, para dividir o valor, por exemplo. Contudo, ele também pode gerar a falsa sensação de que você ainda tem dinheiro para gastar, se você começa a parcelar tudo no cartão. No final das contas, este é um dos hábitos que atrapalham o planejamento financeiro, porque pode te gerar muitas dívidas.
Ignorar os juros
É tentador pagar as coisas em várias parcelas, porque elas ficam mais acessíveis ao nosso orçamento. Contudo, não é prudente pensar a curto prazo, analisando apenas o valor das parcelas. Isso porque os juros podem ser altos e você acabará pagando, muitas vezes, quase outro produto inteiro, apenas por parcelar o valor.
Não ter controle dos ganhos e gastos
Por fim, o último dos hábitos que atrapalham o planejamento financeiro é simplesmente não ter o hábito de anotar os seus ganhos e gastos. Isso porque, muitas vezes, temos a sensação de ganhar muito e gastar pouco, quando estamos esgotando nossas finanças em gastos supérfluos. Por isso, anote tudo que entra e tudo que sai, mesmo que manualmente.
Alimentação saudável: o que é e como alcançá-la no dia a dia