Quando o assunto minimalismo é mencionado, muitas pessoas pensam em se livrar das coisas que elas têm em casa. Claro, ele também se refere a não guardar o que for inútil para você, especialmente se for útil para outras pessoas. Contudo, ele vai além disso, para ser um estilo de vida, composto por hábitos minimalistas que você pode aplicar no seu dia-a-dia. Continue lendo esta matéria para saber mais sobre alguns deles.
Dicas de decoração certeiras para qualquer ambiente
Seja simples
Primeiramente, preze sempre pela simplicidade das coisas no seu dia-a-dia. Muitas vezes nos apegamos a coisas desnecessárias e buscamos uma felicidade inatingível, especialmente em se tratando de bens materiais. E, na verdade, a felicidade pode ser alcançada bem mais facilmente através das coisas simples.
Tenha apenas o que você realmente precisa
Guardar coisas que você não usa faz com que elas se percam dentro do seu armário. O tempo passa, você não utiliza o objeto e ele acaba perdendo a sua função, porque fica velho ou estragado. Por isso, abra espaço para que coisas novas cheguem e ocupem o lugar desses itens que não são do seu interesse.
Reduza os excessos
Mesmo ao comprar coisas úteis, verifique se elas serão úteis para você naquele momento e não faça estoques desnecessários. O minimalismo preza por ambientes o mais vazios possível e esse é um dos hábitos minimalistas que será conquistado apenas quando você reduzir as suas coisas.
Organize sua casa
Uma casa organizada é um ambiente propício para se pensar com clareza e traz uma sensação de paz e tranquilidade. Além disso, ele possui um visual, automaticamente, mais clean. No minimalismo na decoração, quanto menos objetos à vista melhor. Por isso, mantenha cada coisa guardada em seu lugar.
Rotina de skincare: saiba como cuidar bem da sua pele
Organizar seu celular e computador
Muitas vezes guardamos no nosso celular coisas que não utilizamos e que não são do nosso interesse, como aplicativos, fotos, arquivos, dentre outros. Isso faz com que acumulemos, também, um lixo virtual. O mesmo vale para pastas no seu computador que você não usa e programas que não te servem. Por isso, faça uma limpeza geral, coloque fotos separadas em pastas e fique somente com o que for necessário para você.
Mantenha na sua vida as pessoas mais importantes
Para o minimalismo como estilo de vida, um dos hábitos minimalistas muito importantes é não manter na sua vida pessoas que não te agregam de alguma forma. Por isso, faça questão de ter na sua vida apenas as pessoas importantes e não perca tempo com quem te faz mal.
Prefira qualidade ao invés de quantidade
Sempre, em se tratando de objetos pessoais, amizades e pessoas no geral, cursos, ou qualquer outra coisa da sua vida, opte pela qualidade, ao invés da quantidade. Uma só dessas coisas pode te agregar muito mais que várias delas juntas. O que te faz perder sem tempo à toa, não é bom para você.
Não dê vazão a sentimentos desnecessários
Escolha o que você quer sentir e como quer lidar com as suas emoções. Não perca o seu precioso tempo pensando em algo que não te acrescentará, ou que te fará mal. Aprecie as coisas simples que te fazem feliz e seja grato por elas, mesmo quando algo der errado. Jamais dê vazão a sentimentos desnecessários.