Uma espécie de guia para pagamento simulando um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) tem sido enviada por correspondência pelos golpistas, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.
Observa-se que ao tentar realizar o pagamento via PIX, a única opção no documento falso, uma vez que não há código de barras ou outro meio, o sistema direciona o pagamento para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA. É golpe! Não faça o pagamento!
Informações do Simples Nacional
Os contribuintes precisam estar atentos e verificar os pagamentos pendentes e as dívidas em aberto sempre nos sites oficiais dos órgãos públicos.
A saber, as dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, ou no Portal do Simples Nacional.
Documentos falsificados
Os golpistas utilizam elementos conhecidos como a logomarca oficial do Simples Nacional e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso.
Ainda mais, utilizam-se de ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, e assim tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem com rapidez e, dessa forma, buscam tirar a atenção dos detalhes importantes.
Veja o modelo de documento falso que tem sido enviado:
Vale reforçar que o documento legítimo apresenta o código de barras para pagamento.
Golpe sobre restituição do imposto de renda
Outro alerta dado pela Receita Federal é sobre a modalidade em que golpistas estão usando informações sobre restituição de impostos para lesar os cidadãos.
Para tanto, com um assunto apelativo de “Saque Imediato”, usam termos técnicos como “PER/DCOMP” e citam leis e alíquotas, disponibilizando um link malicioso “Baixar Chave de Acesso”.
Fique atento: a Receita não envia links por e-mails ou mensagens.
Veja também: IRPF 2022: Já conhece a declaração pré-preenchida? Saiba como funciona