A guerra na Ucrânia está gerando tensões no mercado financeiro e isso está fazendo com que os preços de muitas commodities estejam subindo muito. Isso afeta diretamente o Brasil, que importa muitos produtos a preços internacionais como o petróleo. Com isso, a inflação tende a subir por aqui, segundo analistas. Como esse processo ainda não começou, ainda dá tempo de se proteger dessa alta dos preços.
Vale lembrar, ainda, que os preços vão aumentar no mundo todo, não apenas no Brasil. Isso também pode ser uma excelente oportunidade para comprar títulos americanos ligados à inflação, para aqueles que possuem esses títulos. Contudo, para o dia a dia, as medidas são um pouco mais simples.
A inflação vai subir. E agora?
Os preços internacionais do petróleo, do trigo e da soja estão subindo muito. Além disso, o Brasil importa muitos fertilizantes da Rússia e de Belarus, aliado dos russos na guerra. Com as sanções da União Europeia a esses países, a oferta no mercado vai diminuir, o que aumentará os preços.
Com isso, os hortifrútis devem subir de preço em algumas semanas. Por outro lado, o preço da gasolina pode sofrer reajustes, para cima, dentro de alguns poucos dias. Isso porque o petróleo atingiu valores recordes na semana passada. Dessa forma, o mercado internacional vai sofrer com essa alta.
Com isso, o custo de vida da população ficará maior. Dessa forma, é uma excelente ideia adiantar as compras do mês. Isso porque o preço está mais baixo agora, se comparado com o patamar que pode atingir no futuro próximo. Por isso, fazer as comprar de todo o mês de março nos próximos dias pode fazer com que você economize dinheiro até que essa situação se normalize. Por outro lado, adiantar o abastecimento do carro ou moto, enchendo o tanque, pode proteger você, no curto prazo, do aumento dos preços da gasolina.
Para os investidores
Para quem investe, pode ser uma excelente ideia olhar para os títulos ligados à inflação. E isso não deve acontecer apenas no Brasil, dado que o mundo todo deve ter um aumento de preços. Vale lembrar que a inflação dos Estados Unidos atingiu o maior patamar em décadas e isso deve continuar.
Dessa forma, o Tesouro IPCA+ pode ser uma excelente ideia para proteger o seu patrimônio. Além disso, fundos de investimentos ligados à inflação podem dar o mesmo resultado, mesmo aqueles ligados ao IMAB-5. Para os investidores mais arrojados, os títulos americanos ligados à inflação do país também pode ser excelentes escolhas para proteger o seu dinheiro do aumento de preços, mas também da alta do dólar, que deve perdurar por mais alguns dias.
Independente da decisão, analistas afirmam que os danos à economia ainda estão no começo e que o mundo deve sofrer até o final do ano. Para o mercado russo, as perspectivas são ainda piores, o que fez a moeda de lá cair mais de 70% desde o primeiro dia da guerra.
Esse povo faz as guerras deles pra la e quem sofre as consequências somos nós! Revoltante dms isso,só Deus pra ter misericórdia