O Ministro da Economia, Paulo Guedes, citou a ideia do governo em trabalhar com um fundo para pagar dividendos da Petrobras.
A declaração foi realizada na última sexta-feira (26), onde participou do podcast do Primocast, do youtuber Thiago Nigro.
O podcast foi ao ar nesta terça-feira (2), onde foram debatidos diversos assuntos durante quase duas horas.
Na conversa, o ministro citou a pretensão de criar um fundo com ativos, a fim de pagar os dividendos da Petrobras.
“Vamos pegar os dividendos da Petrobras e entregar uma parte para o povo brasileiro. A parte que nós temos, vamos entregar então. Temos uma ideia de fazer algo parecido um pouco à frente”
Fundo para pagar dividendos seria dado aos mais “fracos”
De acordo com Guedes, se o petróleo “é nosso”, é preciso dar para a população, especialmente para os mais “fracos”.
A frase foi uma citação a fala do presidente Jair Bolsonaro, que questionou se o “Petróleo é nosso ou é de um pequeno grupo no Brasil?”.
Como resultado, o Ministro da Economia defendeu o pagamento desses dividendos para a população do Brasil a partir da criação de fundo.
Através do fundo, os ativos seriam colocados, principalmente para os mais frágeis e então, realizado um programa de transferência.
“Vamos fazer um programa de transferência na veia, pega os 20%, 30% mais pobres da população brasileira e fala: o petróleo é nosso? É. Então toma aqui sua parte. Pega os mais pobres e vamos dar um pedaço para eles”, disse Paulo Guedes, Ministro da Economia, no podcast lançado nesta terça-feira (2)
Guedes também afirma que a solução seria a empresa ou paga dividendo para eles ou vende, após dá o dinheiro.
Guedes fala sobre Eletrobras e pessoas contrárias à privatização de estatais durante o podcast
De acordo com o ministro, a empresa Eletrobras perdeu toda sua capacidade de investimento, e se ela não for privatizada, dentro de dez a quinze anos, teremos um apagão.
“Se fizermos estudos e conseguimos aumentar o capital, levá-la à bolsa para pedir recursos para investir, se for privatizada, aí todo mundo sabe: agora ela tem investimento, agora vai crescer”
Além da afirmação quanto a Eletrobras, Paulo Guedes citou que as pessoas contrárias à privatização de estatais plantam boatos contra ele.
Segundo ele, diversos boatos surgem todos os dias nos jornais, como “porque (ele) mexeu nisso, que brigou com o presidente”, entre outros rumores que acontecem diariamente citando o nome do ministro.