Em um país de clima tropical como o Brasil, é muito difícil encontrar locais em que faz frio durante todo o ano. Por isso, grande parte das pessoas só retiram os cobertores dos armários quando chega o inverno. Porém, como essas peças ficam guardadas no armário por um longo período de tempo, é muito comum que elas fiquem mofadas. Mas guarde cobertor dessa forma e nunca mais sofra com mofo.
Saber como evitar mofo no guarda-roupa é fundamental para garantir a sua saúde e para prolongar a vida útil de suas peças. Afinal, se você utiliza os cobertores mais grossos e as roupas de frio apenas no inverno, as chances de que o mofo se acumule ao longo do tempo são grandes, pois o armário é um ambiente fechado em que não há circulação de ar, tampouco entrada de luz.
O que é mofo e por que ele prejudica a saúde?
Antes de entender como ficar livre do mofo, é importante que você saiba o que ele é e por qual motivo ele é prejudicial à saúde. Bom, o mofo nada mais é que a reunião de inúmeros microrganismos vivos que se desenvolvem através de esporos. Geralmente, esses microrganismos se desenvolvem em áreas fechadas e úmidas, ou seja, o seu guarda-roupa pode ser um ambiente propício para isso, não é mesmo?
Mas quais são os perigos do mofo para a saúde? Bom, o mofo pode contribuir para o surgimento de problemas respiratórios e alérgicos, como, por exemplo, dermatite atópica e eczema. Além disso, em ambientes em que há muita umidade, podem surgir alergias e irritações nos olhos, garganta, pele e nariz, especialmente em pessoas que já possuem alergias.
Em alguns casos, quando o mofo não é eliminado, as complicações podem gerar inflamações que evoluem para quadros de asma, bronquite ou sinusite.
Como evitar o surgimento de mofo?
Para que você guarde o seu cobertor sem se preocupar com o surgimento de mofo é necessário colocá-lo em um lugar ventilado, durante, no mínimo, uma hora, antes de guardá-lo no guarda-roupa. Além disso, é necessário cuidar da manutenção do seu guarda-roupa para que os fungos não invadam o local.
Para isso, retire as peças que você não utiliza tanto de tempos em tempos e coloque-as no sol durante alguns minutos. Além disso, confira sempre como está a ventilação do guarda-roupa, pois, quanto maior for a ventilação, menores são as chances de que surja mofo.
Produtos para evitar mofo
Existem também alguns produtos que podem te ajudar durante esse processo. Hoje, no mercado, existem produtos que promovem a eliminação do mofo e ainda deixam as roupas com um cheiro agradável.
Então, a primeira dica é que você utilize pó ou bolas de sândalo. Porém, se você tiver algum tipo de alergia, esse produto não é ideal para você devido ao forte cheiro. Existem opções caseiras, como, por exemplo, pedaços de giz de lousa ou comprimidos efervescentes, pois eles absorvem a umidade. É fundamental deixar o ambiente sempre limpo.