Em busca do combate ao envelhecimento da pele, inúmeras mulheres, inclusive brasileiras vêm aderindo uma técnica milenar chinesa de cuidados skincare, denominada como Gua sha.
O Gua sha que na tradução significa “eliminar a energia ruim” já foi muito utilizado na China e agora ressurgi entre as tendências de skincare pelo mundo todo.
O procedimento é realizado com as pedras quartzo e a jade, por meio de massagens estratégicas no rosto.
Ainda de acordo com a cultura chinesa essas pedras especificamente possuem funções energéticas que prometem o bem-estar e saúde.
Além disso, a pressão da pedra sobre a pele pode estimular a microcirculação sanguínea da camada mais superficial da face, inclusive, esta região é onde se formam as rugas e linhas de expressão.
Como fazer o Gua sha
Para realizar a técnica basta contar com uma pedra natural que pode ser o quartzo ou jade.
Com a pedra limpa deve se fazer o toque no rosto sempre com movimentos ascendentes e circulares repetidos cerca de cinco vezes.
A sessão de massagem deve durar entre quinze a vinte minutos, inclusive, a frequência indicada é de duas a cinco vezes por semana.
Ainda de acordo com os adeptos da técnica, a massagem pode ser estimulada com cremes, óleos e vitaminas, já que as pedras aumentam a absorção dos produtos.
O gua sha garante um efeito tonificante que é capaz até de ativar toda a musculatura do rosto, além é claro de promover o relaxamento exclusivo de um autocuidado milenar.
Outras tendências de skincare
Além do Gua sha, outras técnicas naturais vêm sendo integradas a rotina skincare das mulheres e homens também.
Entre eles, a aplicação de máscaras caseiras, vaporização do rosto com fumaça de chás naturais e até umectação com óleos.
Essas técnicas já viraram febre em redes sociais como o Tiktok, entretanto, os especialistas em saúde da pele alertam que esses métodos caseiros de skincare podem trazer riscos a integridade e saúde facial.
Diante disto, o ideal é buscar uma orientação dermatológica sobre os principais recursos para manter a jovialidade e saúde da pele.
Além é claro de apostar na técnica Gua sha, que não apresenta nenhum risco.
Alimentação em prol do rejuvenescimento
Além dos cuidados que podem ser feitos em casa ou em clínicas dermatológicas; vale alertar sobre a importância da alimentação em relação ao rejuvenescimento da pele.
A medida é considerada mais preventiva, portanto, o ideal é começar a priorizar os alimentos propele o quanto antes. Dentre eles:
- Frutas cítricas
- Frutas vermelhas
- Sementes
- Batata-doce
- Folhas verde-escuras
- Oleaginosas
- Abóbora
- Mamão
Também é importante investir na quantidade da hidratação diária, que deve ser seu peso multiplicado por 35 ml ou para quem preferir três litros de água por dia.
Leia mais: Ativos naturais são tendências no skincare sustentável