Muitos dos conflitos cibernéticos são travados nas sombras, no entanto, para o caso da invasão da Ucrânia pela Rússia, a declaração de guerra do grupo de hackers Anonymous foi aberta.
Na noite de quinta-feira, o grupo de hackers twittou de uma conta vinculada anonimamente, @YourAnonOne, que tinha o regime de Vladimir Putin em sua mira. O grupo alertou Vladimir Putin que alguns de seus segredos podem vazar e que a Rússia deve sofrer vários ataques cibernéticos.
Além disso, grupos de hackers atacaram alguns sites do governo russo e até tocaram o hino nacional ucraniano em canais estatais russos.
O que é Anonymous?
Anonymous é um movimento internacional organizado de ativistas online com ideais sociais e políticos semelhantes. O Anonymous afirma que promove o acesso à informação, liberdade de expressão e transparência, e apoia diversos movimentos anticorrupção e antiautoritários.
O grupo é geralmente considerado anarquista, sem liderança controladora. Basicamente, os membros individuais tomam suas próprias decisões e comunicam seus pensamentos e protestos uns aos outros através das mídias sociais. Se as ideias e atividades ganharem apoio suficiente naquela comunidade, um acordo coletivo é alcançado, uma data e um “horário de encontro” virtual são definidos e os participantes começam a lançar atividades para atingir os objetivos que definiram.
O grupo está associado a atividades colaborativas de hackers (“hacktivismo”), que muitas vezes são lançadas como formas de protestos de retaliação contra agências governamentais, entidades comerciais e outros.
Conflito cibernético
Se engana quem acredita que esta guerra vem sendo travada apenas por tiros de canhão, muitas das ameaças encontram-se nas redes. Um ataque distribuído de negação de serviço, ou seja, onde o site é bombardeado com tráfego inacessível, derrubou sites do governo e o serviço de jornal estatal Russia Today.
O Anonymous também invadiu o banco de dados do Ministério da Defesa e canais de TV estatais russos, postando conteúdo pró-Ucrânia, incluindo músicas patrióticas e imagens da invasão.
Uma guerra cibernética em grande escala, incluindo ataques altamente destrutivos, perigosos e de grande escala em infraestrutura crítica e sistemas de armas ainda não ocorreu. No entanto, a guerra parece mais provável do que nunca.
Mensagem de Anonymous para Putin
A conta do Twitter do Anonymous discutiu em detalhes todo o conflito entre a Rússia e Ucrânia, com um aviso para Putin.
“A invasão em curso da Ucrânia mostrou que seu regime não respeita os direitos humanos ou a autodeterminação de seus vizinhos”, começou a declaração em vídeo. “Nos últimos dias, uma invasão em grande escala começou, bairros civis foram bombardeados e pessoas inocentes foram mortas”.
“Os refugiados estão fugindo da violência e a população está sendo forçada a se alistar por oficiais ucranianos. Esta é uma situação feia, mas você é o instigador. Você criticou os militares dos EUA e da OTAN por sua ocupação e bombardeio do Oriente Médio, o que certamente é uma crítica justa, mas mostrou que não é melhor que os governos imperialistas que você critica e o mundo inteiro pode ver através de sua propaganda”.
“Mesmo os cidadãos que você alega proteger são totalmente contra a guerra e protestam em dezenas de grandes cidades da Rússia. Agora, com a invasão da Ucrânia, as invasões anteriores da Geórgia e da Crimeia estão começando a entrar em foco e mostrar uma estratégia clara para a Rússia recapturar áreas que já foram ocupadas pela União Soviética”.