A gripe é uma doença viral comum que acomete crianças, adultos e idosos algumas vezes por ano. Mas quando não tratada a gripe pode resultar em problemas de saúde graves. Veja aqui sobre a gripe em crianças, entenda quais são os sintomas, causas e como tratar de forma natural.
Como já foi dito, ela é doença viral que pode ocorrer de forma aguda, a gripe é desencadeada pelo vírus da influenza. É necessário ter cuidado com a infecção de crianças pequenas por esse vírus, principalmente em crianças com idade inferior a cinco anos, pois elas possuem mais risco de que a gripe evolua para um quadro grave.
As pessoas costumam temer a infecção pelo vírus da gripe em épocas mais frias, pois nessa época realmente é mais comum, mas é possível contrair gripe em qualquer estação do ano.
É necessário sempre estar atento e buscar proteger as crianças desse tipo de infecção, pois elas são mais frágeis e possuem mais resistência aos tratamentos.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão da gripe ocorre por meio do contato com partículas de saliva de um indivíduo infectado. Geralmente, por meio da tosse e do espirro, porém, o contato direto com o corpo de uma pessoa infectada ou com superfícies contaminadas por meio das mãos também faz com que a infecção seja transmitida.
A gripe em crianças possui um período de incubação de um a cinco dias, sendo que o contágio inicia de um a dois dias antes do início dos sintomas, podendo durar por até mais de sete dias. Devido ao sistema imune das crianças ser mais fraco, elas possuem mais suscetibilidade a se contaminarem. Então, veja quais são os sintomas de gripe em crianças:
Sintomas de gripe em crianças
Os sintomas de gripe podem variar de criança para criança, afinal, crianças mais velhas costumam ter mais resistência. Em bebês é comum que ocorra febre e desânimo, além disso, pode haver também enjoos, vômitos, diarreia e laringite.
Crianças mais velhas, no entanto, possuem sintomas gripais semelhantes aos apresentados pelos adultos: mal-estar, dor no corpo, febre alta, cefaleia e tosse seca.
Como tratar gripe de forma natural?
Em primeiro lugar, é preciso entender como se proteger da infecção gripal. É necessário sempre higienizar as mãos; tapar o nariz e a boca quanto tossir ou espirrar; não levar as mãos aos olhos, nariz e boca; lavar objetos e brinquedos que a criança tenha compartilhado com outras crianças; em épocas de surto de contaminação, evitar locais aglomerados.
Para tratar a gripe de forma natural você pode utilizar alguns chás:
Chá de gengibre e limão
O chá de gengibre com limão é rico em compostos que atuam como anti-inflamatórios, antimicrobianos e antioxidantes, ajudando a atenuar sintomas gripais, como, por exemplo, tosse e irritação na garganta.
Chá verde com mel
O chá verde é rico em flavonoides e catequinas, responsáveis por proteger o corpo da inflamação fortalecendo o sistema imune. O mel possui também ação antimicrobiana, o que ajuda a atenuar os sintomas de gripe, principalmente a tosse.
Agora que você conhece os sintomas e causas da gripe em crianças, fique sempre alerta, e casos os sintomas persistam, busque ajuda médica.