Está acontecendo nesta segunda-feira (1) a Greve dos Caminhoneiros em todo o Brasil. Mas o fato é que a adesão é baixa até este momento. De acordo com relatos de associações e de políticos, a sensação é de que o movimento não deu certo.
A própria Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANBT) admitiu que o movimento não está grande até aqui. Seja como for, eles afirmaram que a expectativa é que a greve vá ganhando adesão durante esta semana.
Mas enquanto essa suposta nova adesão não chega, o mercado comemora. De acordo com a cotação atual, o índice do Ibovespa está no positivo neste momento. Enquanto isso, o dólar está registrando uma leve queda.
Havia um medo grande do mercado de que esta paralisação pudesse atrapalhar o processo de recuperação econômica do país. Mas de acordo com pessoas da área econômica, a adesão atual não está assustando o Governo Federal.
Na última semana, o Presidente Jair Bolsonaro fez um apelo aos caminhoneiros. Ele pediu para que eles não bloqueassem as estradas. Bolsonaro disse que essa greve iria acabar sendo “ruim para a economia do país”.
Greve dos caminhoneiros
Os caminhoneiros que entraram em greve são contra a atual política de aumento de preço dos derivados do petróleo no Brasil. É que isso tem impacto direto no valor do óleo diesel. Aparentemente a grande maioria desses trabalhadores reclamam desse aumento.
Mas só uma parte deles decidiu entrar de greve de fato. Quem não está se manifestando está argumentando que apesar do aumento este momento não seria o ideal para fazer uma manifestação contra o Governo.