No final do mês passado iniciou a greve do INSS. Esse fato impactou de forma direta o atendimento de diversos segurados em todo o país. Afinal, as atividades presenciais estão paralisadas.
De acordo com o Fenasps, a paralisação foi aderida por uma parcela da categoria em:
- Espírito Santo, Acre, Pernambuco e Alagoas;
- Amapá, Tocantins, Pará, Piauí e Ceará;
- Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais;
- Bahia, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal;
- Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe e São Paulo.
Reivindicações da greve do INSS
Há alguns motivos para a greve do INSS estar acontecendo. Entre eles:
- Pedido de um reajuste salarial de 19,99%, que corresponde às perdas inflacionárias de 2019, 2020 e 2021;
- Abertura de negociação rápida;
- Por meio de concursos públicos recompor a força de trabalho nas agências;
- Melhores condições de trabalho.
De modo geral, os servidores estão insatisfeitos com as condições de trabalho, portanto iniciaram a greve para que as autoridades tomassem providências. Assim, esperam que pelo menos algumas das exigências sejam atendidas.
Reagendamento dos atendimentos
O Ministério do Trabalho e Previdência recomenda que os contribuintes que tiveram o agendamento desmarcado por conta da greve do INSS remarquem os serviços. Portanto, para isso, devem baixar o aplicativo Meu INSS e solicitar o reagendamento.
Basta que o usuário acesse o aplicativo e clique no serviço que deseja reagendar. Mas, se for o primeiro acesso, terá que cadastrar uma senha. O INSS, levando em conta os prejuízos financeiros que podem ser causados pela greve, irá considerar a data em que aconteceria o primeiro atendimento agendado. Mas, apenas se ele foi desmarcado por conta da paralisação.
APP Meu INSS
O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente em seu celular e há versões para Android e IOS. Há diversos serviços disponíveis para os usuários, como remarcar os atendimentos.
Recentemente novos serviços foram lançados pela plataforma:
- Consulta de empréstimos;
- Certificado de pessoa com deficiência (PCD);
- Cursos virtuais.
A seguir, entenda mais sobre essas novas funcionalidades do aplicativo, bem como, o que elas proporcionam aos segurados.
Consulta de empréstimos
No aplicativo você pode fazer a consulta dos empréstimos ativos ou suspensos. Mas, estão disponíveis apenas de 4 bancos:
- C6 e BMG;
- PAN e Agibank.
Os beneficiários que possuem contratos iniciados em 1 de outubro de 2021 já podem consultar os valores. Porém, ainda não tem como verificar os dados de identificação coletados na contratação. Em breve, novos bancos serão acrescentados.
É muito simples consultar, basta acessar o extrato de empréstimo e selecionar a opção que deseja ter mais informações.
Certificado de PCD
A princípio, esse documento está disponível para cidadãos que recebem o benefício assistencial à PCD ou aposentadoria da pessoa com deficiência. Em geral, serve para facilitar o dia a dia dos segurados.
Para acessar, clique em serviços, depois em “extratos, certidões, declarações”. Em seguida, opte pelo Certificado da Pessoa com Deficiência. Por fim, basta baixar em PDF.
Cursos virtuais
Agora o aplicativo conta com um link para a Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária. Assim, são oferecidos cursos à distância, sobre benefícios da previdência. Além disso, tem vídeos, podcasts, palestras e glossário.
Segurados não sabiam da greve
Noticiários de todo o país apontam que muitos segurados não tinham conhecimento sobre a greve do INSS. Portanto, se dirigiram até o atendimento presencial e descobriram que precisariam reagendar.
Com isso, enormes filas se formaram em postos de atendimento em todo o país. Além disso, muitos dos segurados estão revoltados por não terem conseguido seguir com seus pedidos.
A greve do INSS e a troca de ministros
Em 31 de março deste ano o INSS teve uma troca de comandante. Então, José Carlos Oliveira, que era presidente do instituto, assumiu o lugar de Onyx Lorenzoni no Ministério do Trabalho e Previdência. Isso porque, ele se afastou para disputar as eleições de 2022.
O INSS está ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência, então, Oliveira prometeu dar continuidade aos projetos de Onyx e fortalecer os projetos do órgão. Ele era servidor público de carreira, com mais de 37 anos no instituto.
Até o momento, Guilherme Serrano, diretor de tecnologia da Informação e Inovação do INSS assumiu o instituto. Dessa forma, ele deve propor soluções para a greve que acontece em todo o país.