Mesmo que a pandemia a tenha ofuscado, ela continua sendo a ambientalista mais famosa do mundo. A sueca de tranças e determinação de ferro, Greta Thunberg, completa 18 anos neste domingo (3).
Ela passou o aniversário de 18 anos em sua casa em Estocolmo. Como presente, a jovem pediu que todo mundo ajude a salvar o planeta, disse Greta em uma entrevista ao jornal britânico Sunday Times.
Diferente de muitas garotas da sua idade, a jovem não faz questão de roupas novas, nem outros objetos supérfluos. “Talvez dois faróis para a bicicleta”, afirmou Greta, já que na Suécia escurece muito cedo nesta época do ano.
Fazendo um balanço dos últimos três anos, Greta finalmente explica que se sente culpada pelo estresse causado à família, com todas as agressões recebidas, inclusive as ameaças de morte. A jornalista que a entrevistou pelo Zoom disse que percebeu mudanças em Greta, “está mais adulta, mais realizada”.
Desde 2018, Greta tem chamado a atenção do mundo para as questões climáticas e ambientais como ninguém antes com as “sextas-feiras para o futuro”. O movimento mobilizou vários jovens de todo o mundo, e em 2019, ela foi eleita a pessoa do ano pela Time. Hoje, com consciência, admite ao Sunday Times: “Sei que não serei famosa para sempre e quero fazer o máximo possível, contanto que possa ser ouvida”.
Greta faz protestos online
O último vídeo-apelo do ativista sueca é de 20 de dezembro e direcionado aos líderes mundiais. Greta pede a aplicação do acordo de Paris porque ações concretas ainda não foram vistas.
Desde que a pandemia acabou com as sextas-feiras para o futuro nas ruas, a mobilização mudou-se para o ambiente online. Dessa forma, funciona com a publicação de fotos, apelos e mensagens nas redes sociais, mas certamente o impacto na mídia é muito menor.