A gravidez tubária ectópica acontece quando o óvulo fertilizado não vai para o útero e a sua implantação é feita nas trompas ou tubas uterinas. Como o tecido das trompas é pouco flexível ele não é capaz de suportar a gravidez por muito tempo e é uma complicação grave da gestação.
Além da gravidez tubária ectópica, a gestação fora do útero pode acontecer na cavidade abdominal, nos ovários e no colo uterino. Porém, o tipo mais comum é o da gestação nas trompas.
Fatores de risco
Importante destacar que qualquer mulher pode desenvolver a gravidez tubária ectópica. Porém, algumas possuem fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento deste tipo de gestação, como:
- endometriose
- tratamentos contra infertilidade
- doenças inflamatórias pélvicas
- cicatrizes cirúrgicas nas tubas uterinas
- tabagismo
Até o momento não há formas de prevenção, porém é possível evitar exposição a alguns fatores de risco. Para ilustrar, as doenças inflamatórias pélvicas podem ser causadas por infecções sexualmente transmissíveis, que por sua vez podem ser evitadas com o uso de preservativos.
Sintomas da gravidez tubária ectópica
Logo no início da gestação os sintomas variam bastante, inclusive podem ser confundidos com o de uma gravidez normal. A partir da sexta semana, aproximadamente, podem surgir sintomas como dor leve na região pélvica e sangramentos vaginais. A medida que os dias vão passando a dor tende a aumentar e espalhar.
Geralmente, o diagnóstico da gravidez tubária ectópica ocorre a partir da ultrassonografia transvaginal, que mostrará onde o feto está se desenvolvendo.
No que tange ao tratamento da gravidez tubária ectópica, ele poderá feito por meio de medicamentos ou cirurgia. O tipo de tratamento dependerá do tempo de gestação, do tamanho do saco gestacional, da saúde da gestante e do local onde o embrião está implantado.
Leia também:
– Doenças que impedem a gravidez e que você precisa saber
– Complicações durante a gravidez, descubra as principais
Acesse o Brasil 123 diariamente para ler mais notícias sobre saúde e bem-estar, bem como outros assuntos importantes como política, economia, direito dos trabalhadores, concursos e vagas de emprego. Envie este post para mulheres grávidas que você conhece, o diagnóstico precoce da gravidez tubária ectópica faz a diferença!