Como se sabe, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. Entretanto, o acesso ao saldo disponível no fundo, só é liberado em situações específicas, previstas por lei.
Então, uma delas é por meio do saque-aniversário, modalidade que garante o resgate de parte do valor, no mês de aniversário do trabalhador.
Siga a leitura para ter mais detalhes.
Saque-aniversário do FGTS
O trabalhador com carteira assinada que quiser optar pela modalidade do saque-aniversário, deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa.
Ainda mais, com base no seu atual saldo, o sistema da Caixa Econômica também permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário.
Além disso, a quantia liberada depende do saldo somado de suas contas no fundo de garantia. Clique aqui para conferir a tabela.
E atenção! É preciso destacar que o prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas, termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador.
Antecipação do valor
Para aqueles que desejam ter uma grana em mãos antes do previsto, saiba que é possível realizar a antecipação dos valores do FGTS com a CAIXA.
Aliás, você pode antecipar até 5 períodos. Contudo, é preciso ressaltar que o valor total mínimo do empréstimo é de R$ 500. É necessário também que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$ 200.
Ficou interessado e quer saber como fazer?
Se você já é correntista da CAIXA, acesse o Internet Banking CAIXA ou App CAIXA, na opção Crédito – Antecipação Saque-Aniversário – Simular e Contratar.
Agora, se você não é correntista, pode simular no App FGTS.
Por fim, se o seu cadastro não estiver atualizado ou você não possuir conta corrente na CAIXA, pode procurar uma das agências em todo o território nacional.
Confira também: Lote RESIDUAL do Imposto de Renda tem pagamento AMANHÃ (28); veja se vai receber
Quais são os requisitos para receber antes do FGTS?
Em resumo, você precisa:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta corrente na CAIXA;
- Ser optante pelo Saque-Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
- Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.
Com informações da Caixa Econômica Federal
Veja ainda: FILA DO INSS vai zerar ou ficar na promessa? Saiba o que diz o Ministro