Os brasileiros que estão registrados no Cadastro Único podem acessar um novo benefício: o Telefone Popular. Assim, com o mesmo, o cidadão pode ter acesso a um telefone fixo, com condições especiais.
Mas atenção! Antes mesmo de seguir a leitura para ter mais detalhes, saiba que o seu cadastro precisa estar ativo e atualizado, ok?
Telefone Popular
O Acesso Individual Classe Especial (AICE), mais conhecido como Telefone Popular, é um telefone fixo residencial, destinado exclusivamente às famílias de baixa renda.
Assim, o objetivo é universalizar o acesso desta população ao serviço de telefonia fixa, oferecendo condições especiais de contratação do serviço com uma tarifa reduzida.
Então, por meio do AICE, uma família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal pode solicitar a instalação de um telefone em sua residência.
A partir desta contratação, a família pagará um valor mensal entre R$ 13 e R$ 15. Vale destacar que este valor varia de acordo com o setor de prestação do serviço pela Concessionária.
Ainda mais, terá direito à uma franquia de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante um mês. Para as ligações locais excedentes e/ou para chamadas para telefones celulares ou de longa distância Nacional e Internacional, será preciso inserir créditos.
E fique atento, pois a franquia de 90 minutos é mensal, ou seja, caso a família não utilize os 90 minutos naquele mês, não terá direito a usar os minutos restantes no mês seguinte de forma cumulativa.
Como contratar?
Para ser atendida pelo Telefone Popular, a família deve estar incluída no Cadastro Único e os seus dados devem estar atualizados há pelo menos dois anos.
Além disso, para cada família inserida no CadÚnico, existe um Responsável pela Unidade Familiar (RF). A saber, é este RF que deve entrar em contato com a prestadora de telefonia fixa de sua região com o Número de Identificação Social (NIS) e outro documento cadastrado (CPF, Título de Eleitor ou, no caso de indígenas, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena – RANI).
Por fim, é importante ressaltar que a verificação do perfil do solicitante pode ser feita com os documentos mencionados, mas para a contratação do serviço, o solicitante deve apresentar o CPF.
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Concessionárias que atuam com o Telefone Popular
Os contatos de atendimento das concessionárias são:
- 10312 – CTBC Telecom;
- 10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom);
- 10315 – Telefônica/Vivo;
- 10331 – Oi Região 1;
- 10343 – Sercomtel.
Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações
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