A saber, o Plenário do Conselho Nacional de Seguridade Social emitiu, recentemente, novas recomendações ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em relação ao crédito consignado. Com isso, a Previdência Social anunciou uma grande novidade para os aposentados e pensionistas.
É importante deixar claro que o empréstimo consignado é uma das modalidades mais procuradas por categoria por bancos e instituições financeiras e oferece excelentes condições a quem solicita. Agora, com a nova apólice da Previdência Social, os segurados terão uma ajuda extra para escolher a melhor opção.
Continue acompanhando nosso artigo completo para ficar por dentro de todas as informações!
Confira novidades sobre o empréstimo consignado do INSS
Em primeiro lugar, o INSS anunciou que, a partir de recomendação do plenário do Conselho Nacional de Seguridade Social, criará uma lista com todas as informações sobre o empréstimo consignado. Dessa forma, a lista vai coletar dados sobre serviços oferecidos por bancos e instituições financeiras.
Por esse motivo, as instituições que desejam continuar oferecendo essa modalidade aos seus clientes devem, portanto, enviar uma série de dados à previdência social e à Dataprev. Acompanhe a lista de dados que a instituição deve fornecer:
- Taxas de juros mensais e anuais;
- Data do primeiro desconto;
- CET (Custo Efetivo Total) mensal e anual;
- Saldo devedor original (caso a operação seja de portabilidade ou refinanciamento);
- O valor do imposto sobre operações financeiras incidente sobre a operação;
- Informação diária sobre as taxas de juro oferecidas para novas operações;
- Número de Atendimento ao Cliente (SAC) ou Central de Atendimento (CAC);
- Informações adicionais definidas no ato complementar e determinadas no ato da autorização.
Novas informações beneficiam aposentados e pensionistas da autarquia
A partir das novas atualizações do INSS sobre o empréstimo consignado, aposentados e pensionistas poderão obter informações seguras, pois os dados estarão disponíveis ao segurado por meio do aplicativo Meu INSS ou do site oficial do INSS.
Assim, poderão comparar ofertas e encontrar as melhores condições para a obtenção de determinado empréstimo.
As instituições que não atenderem ao pedido serão penalizadas de acordo com o INSS. No entanto, as punições não foram publicadas.
Quem pode fazer a solicitação do empréstimo consignado?
Antes de mais nada, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo destinada a aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque essa categoria recebe pagamentos mensais e vitalícios, o que auxilia na obtenção de condições especiais de crédito por meio dessa modalidade
Do mesmo modo, alguns trabalhadores de empresas privadas, bem como funcionários públicos, também podem ter acesso a empréstimos.
Portanto, se você se enquadra em uma dessas categorias, pode solicitar um empréstimo consignado em um banco ou instituição financeira.
Assim como o nome sugere, esse tipo de empréstimo é destinado ao benefício de pensionistas ou aposentados. Isso significa que a mensalidade servirá como garantia para o pagamento de todas as parcelas.
Os agentes financeiros podem, assim, oferecer a melhor taxa de juros do mercado para o contracheque. Isso o torna a melhor opção de empréstimo para pensionistas, aposentados e funcionários públicos.
Saiba como solicitar
Acima de tudo, para solicitar o empréstimo consignado, você deve ser aposentado ou pensionista do INSS e entrar em contato com um banco ou instituição financeira que ofereça o serviço.
Desta forma, o empréstimo será simulado. Por meio dessa simulação, é possível acompanhar o valor que pode ser liberado, bem como o valor das parcelas e juros aplicados. E também, a instituição fará uma análise de crédito para saber sua margem e saber o valor a ser liberado.
Depois de concluída a simulação, é possível ter todas as informações em mãos. Após a verificação e aprovação, basta assinar o contrato. De um modo geral, em alguns dias, a instituição libera o pagamento do empréstimo em sua conta bancária.
Lembrando que, para efetivar o empréstimo consignado, é necessário liberar o acesso do banco ou instituição financeira ao benefício. Assim, as parcelas serão descontadas diretamente na folha de pagamento.
Veja também: INSS: Novo cartão traz mais benefícios, VEJA!