O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste domingo (05) para agradecer a apresentadora Xuxa Meneghel por ter aceitado o convite para ser a embaixadora da vacinação no Brasil. No Twitter, o chefe do Executivo, além de afirmar que o país terá uma grande campanha de vacinação, afirmou que o “Zé Gotinha”, mascote que simboliza a imunização das crianças, “voltou”.
“Teremos outra vez uma grande campanha de vacinação no país”, começou Lula. “O Zé Gotinha voltou! Obrigado por aceitar o convite do Ministério da Saúde, Xuxa Meneghel. Teremos outra vez uma grande campanha de vacinação no país”, afirmou o presidente da República em sua postagem.
No sábado (04), a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou uma foto de um encontro que teve com Xuxa Meneghel e com Nísia Trindade, ministra da Saúde. Na ocasião, a apresentadora foi convidada para ser embaixadora na vacinação no Brasil nesses primeiros meses do governo Lula.
Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou um plano de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Segundo a administração federal, a primeira etapa começará o final deste mês com a vacina atualizada da Pfizer, sendo a meta da pasta imunizar 90% da população-alvo.
Recentemente, o Ministério da Saúde revelou que um dos focos da nova gestão é organizar a cobertura da vacinação, sobretudo a infantil. Assim como publicou o Brasil123, a ministra da Saúde afirmou que “todas as vacinas obrigatórias no calendário de vacinação para crianças com menos de um ano estão com cobertura inadequada”. “Todas. Sem exceção”, relatou ela, completando que “o Brasil perdeu a capacidade de fazer aquilo que sempre fez em uma construção de 50 anos de história”.
De acordo com ela, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “conseguiu praticamente destruir” toda a evolução do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “O PNI vai completar 50 anos no ano que vem. É anterior, inclusive, ao SUS. Então, de 2015 para cá, em pouquíssimos anos o atual governo conseguiu praticamente destruir um esforço de quatro décadas e meia de construção de um programa que se transformou em um modelo internacional”, disse ela.
Leia também: Lula é contra CPI de atos antidemocráticos. Entenda!