Dinheiro na mão da restituição do Imposto de Renda (IR)! Pelo menos é o que vai acontecer para cerca de 208.323 contribuintes que haviam caído na malha fina.
A saber, esses cidadãos acertaram as contas com o Fisco e receberão agora a restituição. Assim, a Receita Federal paga nesta quinta-feira (29) mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Quem está nesse lote de restituição do Imposto de Renda?
Cabe ressaltar que o pagamento da restituição do IR será feito na conta informada na declaração.
Vale detalhar que 3.155 contribuintes têm mais de 80 anos, 25.536 têm entre 60 e 79 anos, 3.351 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 6.744 têm o magistério como principal fonte de renda.
Ainda mais, também há 80.680 contribuintes sem prioridade legal, mas que receberão neste lote por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de Pix.
Por fim, foram contemplados 88.857 contribuintes não prioritários.
Consulta é sempre liberada uma semana antes
Para quem não acompanhou, vale mencionar que a consulta foi aberta no último dia 22, na página da Receita Federal na internet.
Para conferir, basta o contribuinte clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
A grana da restituição do IR não entrou na conta?
Se, por algum motivo, a restituição do IR não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.
Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Agência Brasil e da Receita Federal