O GPA, controlado pelo grupo francês Casino, encerrou o terceiro trimestre deste ano com um resultado bastante negativo. A saber, o grupo varejista, que opera a marca Pão de Açúcar, registrou um prejuízo líquido de R$ 88 milhões no período. Esse prejuízo ficou 39,7% maior que o registrado no terceiro trimestre de 2020 (-R$ 63 milhões).
De acordo com o grupo varejista, o repique da pandemia da Covid-19 afetou fortemente as atividades do GPA. Decretada em março do ano passado, a crise sanitária afetou fortemente diversas atividades econômicas no ano passado e continua fazendo isso em 2021.
Inclusive, o GPA anunciou em outubro deste ano a sua saída do segmento de hipermercados. Segundo a empresa, isso ocorreu justamente por causa da pandemia e de todos os impactos que a crise vem provocando. Nesse sentido, o comércio eletrônico cresceu expressivamente nesse período de distanciamento social, enquanto o varejo físico afundou.
Em resumo, o GPA vendeu 71 lojas Extra Hiper para o Assaí no mês passado por um valor de cerca de R$ 5,2 bilhões. Assim, as lojas serão convertidas para atacarejo, segmento que vem ganhando bastante espaço nos últimos tempos. Aliás, o Assaí também é controlado pelo grupo Casino, que encerrou setembro com 1.488 lojas, contra 1.508 no final do mesmo período de 2020.
Confira mais detalhes do desempenho do GPA no trimestre
Além disso, o GPA revelou que o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado totalizou R$ R$ 794 milhões no terceiro trimestre. Isso corresponde a uma queda de 15,9% na comparação com o mesmo período de 2020 e de 11,67% em relação ao segundo trimestre deste ano.
Já a receita líquida da empresa ficou praticamente estável no período, totalizando R$ 12 bilhões. A saber, o GPA possui operações não só no Brasil, mas também na Colômbia, no Uruguai e na Argentina. A margem bruta da empresa recuou de 25,9% no terceiro trimestre do ano passado para 24,6% no mesmo período de 2021.
O GPA ainda revelou que as vendas mesmas lojas no Brasil caíram 0,3% na comparação anual. Por outro lado, o indicador subiu 8,4% em relação ao terceiro trimestre de 2019, quando o mundo ainda não enfrentava a pandemia. Vale destacar que esse indicador não inclui o desempenho de hipermercados e drogarias.
Por fim, a venda mesmas lojas da rede Pão de Açúcar teve uma queda de 3,6% em relação a 2020. Em contrapartida, as das bandeiras de proximidade, que figuram como uma das principais apostas do GPA, saltaram 12,1% nessa base comparativa.
Leia mais: Petróleo encerra segunda semana consecutiva no vermelho