Na noite de ontem, 21, o Governo Federal anunciou que zerou a tarifa de imposto sobre o etanol. E isso impacta diretamente a vida dos brasileiros no dia a dia, dado que isso também mexe nos preços dos produtos. Apesar disso, a tarifa zerada incide apenas sobre o imposto de importação. Contudo, a medida do governo tem um lógica e é benéfica ao cidadão.
Por isso, vamos falar sobre como esse imposto no etanol afetará a sua vida a partir de agora e mostrar os principais cenários que economistas preveem, de acordo com os dados atuais. Vale lembrar que a medida ainda deve demorar a ser sentida e terá impacto na gasolina, dado que são produtos complementares.
O governo zerou o imposto do etanol
Na noite dessa segunda-feira, 21, o governo anunciou que zerou os impostos de importação do etanol. Segundo estimativas, isso deve baixar o preço da gasolina em até R$0,20, o que é sempre uma excelente notícia, dado o momento de combustíveis caros. Apesar disso, os impactos vão muito além dessa queda nos preços.
Isso porque quase todos os setores da economia usam os combustíveis, sejam para o frete dos produtos, seja para operarem suas indústrias. Por isso, o preço mais baixo da gasolina e do etanol afetam diretamente o seu bolso, dado que, diante disso, os preços podem sofrer uma leve baixa. Contudo, o principal fator da inflação ainda é o alto preço das commodities. Dessa forma, especialistas afirmam que a queda dos preços será pouco sentida pelo consumidor brasileiro.
Por outro lado, economistas afirmam que, caso os preços internacionais voltem a cair, essa queda de preços, juntamente com o imposto zero no etanol, pode causar uma onda de preços mais baixos no Brasil, o que aumentaria o poder de compra dos brasileiros.
O que esperar afinal?
Diante do atual cenário, existem economistas que acreditam que os preços devem baixar. Por outro lado, outros especialistas afirmam que os preços não devem ter impacto nenhum, principalmente por conta do aumento de preço no mercado internacional. Dessa forma, é importante levar em conta o que pode acontecer no futuro.
Isso porque, caso a guerra na Ucrânia acabe logo, é esperado que os preços das commodities caiam novamente. Com isso, os produtos ficarão mais baratos no Brasil, e cairão ainda mais por conta do imposto zero sobre o etanol. Por outro lado, caso o conflito se estenda por mais tempo, os preços do petróleo e do trigo, por exemplo, devem ficar ainda em patamares altos. E diante disso tudo, a cotação do dólar, que atualmente opera em queda, também influencia nos preços.
Por isso, a recomendação para a população é que evite gastos desnecessários. Isso porque o crédito imobiliário, o financiamento e o rotativo do cartão de crédito devem ficar ainda em patamares bastante altos. Por isso, você deve cortar os pequenos gastos e ter bastante controle financeiro, já que os preços do etanol, com ou sem imposto, não devem mudar muito a sua vida.