Em reunião com o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Gustavo Canuto, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, reforçou a necessidade de atualização da base de dados do Cadastro Único para garantir mais agilidade e segurança na concessão de benefícios.
“A agenda foi um passo para que possamos garantir um conjunto de providências voltadas para a segurança de dados na tomada de decisões para fila de espera. São milhões de pessoas passando fome, que se inscrevem e às vezes nem conseguem se inscrever”, disse o ministro.
“Portanto, se vê a necessidade dessa pactuação, e já estamos dialogando com a rede SUAS, municípios, estados e várias entidades. Junto com a reinstalação dos Conselhos da Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional”, completou.
Empresa responsável pelo Cadastro Único
A saber, a Dataprev é uma empresa pública que fornece soluções de tecnologia para a execução de políticas sociais do país, sendo a responsável pelo sistema de cadastro dos usuários no Cadastro Único.
Cabe mencionar que na reunião, ficou também acertada uma agenda da Dataprev com o MDS e a Caixa Econômica Federal para a tomada de decisões que possam garantir segurança na atualização dessa base de informações, tanto na entrada como no desligamento.
Ainda mais, o presidente da Dataprev também recomendou a continuidade de investimentos do Governo Federal com foco na modernização do sistema, o que foi garantido pelo ministro Wellington Dias.
“Essa é uma das determinações do presidente Lula. Investir na modernização é promover mais agilidade, segurança e eficiência na relação com os mais necessitados”, comentou o ministro.
Para quem não está familiarizado, cabe mencionar que o Cadastro Único é o instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, que serão o público das políticas sociais.
Atualmente existem cerca de 40 milhões de famílias inscritas.
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Como atualizar os dados?
As famílias inscritas no CadÚnico devem manter os seus dados atualizados. Então, por regra, o procedimento de atualização deve ser feito obrigatoriamente a cada 2 anos ou sempre que houver mudanças na família.
Resumidamente, isso significa que sempre que qualquer característica da sua família for alterada, como por exemplo, uma mudança de endereço, aumento de renda, nascimento de um novo membro, isso deve ser comunicado imediatamente no seu registro.
Para tanto, o usuário poderá verificar se os seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web neste link.
A saber, para a atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de “Atualização Cadastral por Confirmação”.
Ainda mais, cabe explicar que a opção só será apresentada para os usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.
Dessa forma, para aqueles que estão com o prazo de 2 anos vencendo, mas que permanecem com os dados iguais, existe este recurso.
Então, depois de revisar todos os dados da família, se o Responsável Familiar confirmar que todos os dados de endereço, integrantes da família e as informações de escolaridade e renda de todos permanecem iguais, ele conseguirá atualizar Cadastro Único pela internet.
No entanto, se houve alguma mudança, o responsável pela família deve procurar o CRAS e atualizar os dados.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
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