Em conferência com investidores e empresários na manhã de hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou que o governo pode liberar saques do FGTS. Segundo ele, a ideia é impulsionar o crescimento, dado que com esse dinheiro, as pessoas tendem a comprar mais no curto prazo. Vale lembrar que não é a primeira vez que o governo libera o FGTS nesse mandato. Ainda, o atual momento é propício para que isso aconteça, dado que o Brasil passa por um baixo crescimento econômico.
Dessa forma, vamos dar mais detalhes sobre a declaração de Paulo Guedes na CEO Conference, do BTG Pactual. Além disso, vamos falar sobre como se preparar para esse momento e o que fazer com o seu dinheiro. Vale lembrar que tudo ainda é uma especulação, ou seja, não há nada de concreto ainda.
Vai liberar o FGTS?
O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o Governo Federal pode liberar resgates do FGTS ainda esse ano. A ideia por trás da decisão é dar mais poder de compra aos cidadãos, de forma a tentar criar empregos e fazer a economia crescer um pouco mais. Atualmente, o mercado acredita em um crescimento baixo, na casa dos 0,30%, o que configura crescimento nulo para os economistas.
Com a liberação do fundo de garantia, a ideia é que a população resgate o dinheiro para comprar bens de menor necessidade, mas que geram empregos. Isso acontece, por exemplo, com eletrodomésticos. Quando há uma crise econômica, esses setores ficam afetados, o que diminui as vendas e leva ao desligamento de funcionários das varejistas. Contudo, a liberação do FGTS pode corrigir isso no curto prazo e gerar empregos momentâneos. A ideia não é nova, dado que já foi utilizada por governos anteriores, como o de Michel Temer, e também no próprio governo de Jair Bolsonaro.
E quando isso acontece, os passos são sempre os mesmos. Isso porque agora é possível resgatar o FGTS pelo celular, de forma 100% online. Ainda, é possível que você use esse valor para diversas finalidades.
Como usar esse dinheiro se ele entrar?
A ideia de sacar o FGTS é bastante boa, dado que o trabalhador não perde valor nos 40% de multa em caso de demissão. Com isso, você pode usar o valor a seu favor para escolher gastar como quiser. Mas antes disso, vamos falar sobre como resgatar.
Para retirar o valor, quando estiver disponível, basta baixar o aplicativo “FGTS”. Por lá, você consegue solicitar o resgate para a sua conta bancária cadastrada. Para quem tem contas na Caixa, o valor pode cair automaticamente, sem aviso prévio, a depender das normas desse saque.
Com o dinheiro em mãos, é hora de pagar as dívidas, primeiramente. Após isso, especialistas sugerem que você guarde parte do valor, se não tudo, para ter uma reserva financeira para casos de maior necessidade. O restante, você pode gastar com os produtos que deseja, mas sem usar esse dinheiro como parte de compras. Isso porque é muito fácil se endividar com a ilusão de que o valor do FGTS pagará a parte de um produto mais caro.