O Ministério da Saúde gastará mais de R$ 600 mil para pagar artistas, atletas e influenciadores digitais em campanhas publicitárias do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações do jornal “Folha de S. Paulo”, as ações da pasta serão voltadas ao incentivo à vacinação e à prevenção da Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Eleitores dizem que saúde deve ser a prioridade do governo Lula
Ainda conforme o jornal, cada contratado pela pasta irá receber aproximadamente R$ 30 mil pelo trabalho. Na lista, existem nomes de expressão no mundo musical como o cantor Emicida e atores como Beth Goulart, Caio Blat, Camila Pitanga e Paulo Betti.
Já no esporte, dentre os convidados, estão dois medalhistas olímpicos: Daiane dos Santos, da ginástica, e Hebert Conceição, do boxe. De acordo com o Ministério da Saúde, historicamente convida pessoas públicas de diferentes áreas para participar de campanhas com objetivo de ampliar o alcance e a conexão dos públicos com as mensagens de utilidade pública.
Ao comentar o valor que será gasto, o Ministério da Saúde tratou de destacar que o valor está abaixo do que é geralmente praticado para essas personalidades em trabalhos semelhantes. “No governo anterior, por exemplo, o menor valor pago a uma personalidade por vídeo de campanha foi seis vezes maior”, disse a pasta em nota.
Além de artistas, e esportistas, o Ministério da Saúde também convidou alguns influenciadores que ajudem a dar peso aos temas. É o caso, por exemplo, da médica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo. Ela, durante a pandemia da Covid-19, ganhou visibilidade ao defender medidas como o uso da máscara e necessidade da vacina contra a doença – no mês passado, ela foi anunciada por Nísia Trindade, ministra da Saúde, como uma das embaixadoras do movimento nacional pela vacinação.
Além de Margareth Dalcomo, quem também foi anunciado ao posto de embaixador do movimento e vai estar nas campanhas da pasta é o influenciador digital Ivan Baron, que é ativista da causa das pessoas com deficiência – ele, que tem paralisia cerebral causada por uma meningite viral, esteve na posse do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro, tendo subido a rampa e participado da entrega da faixa presidencial.
Confira a lista com todos os convidados:
Beth Goulart
Caio Blat
Caio Braz
Camila Morgado
Camila Pitanga
Daiane dos Santos
Douglas Silva
Emicida
Hebert Conceição
Ivan Baron
Leandra Leal
Natália Lage
Nívea Maria
Margareth Dalcolmo
Mônica Martelli
Paulo Betti
Raíssa Machado
Sheron Menezes
Vinicius Rodrigues
Leia também: Quase metade dos brasileiros diz que Lula fez menos do que o esperado